- 1Universo ao meu redorLetraPartituraAcordesVideoMarisa Monte / Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown
TARDE, JÁ DE MANHÃ CEDINHO
QUANDO A NÉVOA TOMA CONTA DA CIDADE
QUEM PEGA NO VIOLÃO
SOU EU, SOU EU
PRA CANTAR A NOVIDADEQUANTAS LÁGRIMAS DE ORVALHO NA ROSEIRA
TODO MUNDO TEM UM CANTO DE TRISTEZAGRAÇAS A DEUS UM PASSARINHO
VEM ME ACOMPANHAR CANTANDO BEM BAIXINHO
E EU JÁ NÃO ME SINTO SÓ
TÃO SÓ, TÃO SÓ
COM O UNIVERSO AO MEU REDOR - 2O Bonde do domLetraPartituraAcordesVideoArnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte
NOVO DIA, SIGO PENSANDO EM VOCÊ
FICO TÃO LEVE QUE NÃO LEVO PADECER
TRABALHO EM SAMBA E NÃO POSSO RECLAMAR
VIVO CANTANDO SÓ PARA TE TOCARTODO DIA, VIVO PENSANDO EM CASAR
JUNTAR AS RIMAS COMO UM POBRE POPULAR
SUBI NA VIDA COM VOCÊ EM MEU ALTAR
SIGO TOCANDO SÓ PARA TE CANTARÉ O BONDE DO DOM QUE ME LEVA
OS ANJOS QUE ME CARREGAM
OS AUTOMÓVEIS QUE ME CERCAM
OS SANTOS QUE ME PROJETAMNAS ASAS DO BEM DESSE MUNDO
CARREGO UM QUINTAL LÁ NO FUNDO
A ÁGUA DO MAR ME BEBE
A SEDE DE TI PROSSEGUE - 3Meu canárioLetraAcordesJayme Silva
PELA PRIMEIRA VEZ, EU CHOREI
PORQUE FUI DESPREZADO PELO MEU AMOR
O MEU BARRACO AGORA FICOU DESARRUMADO
O MEU CANÁRIO JÁ NÃO CANTA, COM CERTEZA SE DESGOSTOU
PIU-PIU, PIU-PIU, PIU-PIU
CANTA, MEU CANARINHO, PARA AMENIZAR A MINHA DORPIU-PIU
QUANDO É NOITE DE LUA, EU SAIO PRA RUA PARA MEDITAR
O MEU PINHO FAZ TUDO PRA VER MEU CANÁRIO CANTAR
NO SOLUÇAR DO VENTO
NO SUSSURRO DAS FOLHAGENS
NO GEMIDO DOS COQUEIROS
PEDE A ELE PRA CRIAR CORAGEM
NEM ASSIM O MEU CANÁRIO CANTA
E DA MINHA GARGANTA, UM TRISTE GEMIDO SAIUI-UI, AI-AI
UI-UI, AI-AI - 4Três letrinhasLetraAcordesMoraes Moreira / Galvão
SIM, SÃO TRÊS LETRINHAS
TODAS BONITINHAS
FÁCEIS DE DIZER
DITAS POR VOCÊ
NESSE SEU SIM ASSIM
OUTRAS TRÊS TAMBÉM
REPRESENTAM NÃO
QUE NÃO FICA BEM NO SEU CORAÇÃOSIM, SÃO TRÊS LETRINHAS
TODAS BONITINHAS
FÁCEIS DE DIZER
DITAS POR VOCÊ
NESSE SEU SIM ASSIM
OUTRAS TRÊS TAMBÉM
REPRESENTAM NÃO
QUE NÃO FICA BEM NO SEU CORAÇÃOÉ MINHA CANÇÃO RESTO DE ORAÇÃO
QUE FUGIU DA IGREJA
NÃO QUIS MAIS DO VINHO
FOI TOMAR CERVEJA
VOLTOU AO JARDIME TÁ ESPERANDO GENTE
QUE SÓ DISSE SIME TÁ ESPERANDO GENTE
QUE SÓ DISSE SIME TÁ ESPERANDO GENTE
QUE SÓ DISSE SIME TÁ ESPERANDO GENTE
QUE SÓ DIZ QUE SIM - 5Quatro ParedesLetraPartituraAcordesArnaldo Antunes / Marisa Monte / Cézar Mendes
EU SÓ NÃO TE CONVIDO PRA DANÇAR
PORQUE EU QUERO ENCONTRAR COM VOCÊ EM PARTICULAR
HÁ TEMPOS TENTO ENCONTRAR UM BOM MOMENTO
ALGUMA OCASIÃO PROPÍCIA
PRA QUE EU POSSA PEGAR SUA MÃO, OLHAR NOS OLHOS TEUS
SERIA BOM, QUATRO PAREDES, EU, VOCÊ E DEUSPROCURO EXPLICAR O MEU SENTIMENTO
E SÓ CONSIGO ENCONTRAR
PALAVRAS QUE NÃO EXISTEM NO DICIONÁRIO
VOCÊ PODIA ENTENDER MEU VOCABULÁRIO
DECIFRAR MEUS SINAIS, SERIA BOMEU SÓ NÃO TE CONVIDO PRA DANÇAR
PORQUE O ASSUNTO QUE EU QUERO CONTIGO É EM PARTICULAR
HÁ TEMPOS TENTO ENCONTRAR UM BOM MOMENTO
ALGUMA OCASIÃO PROPÍCIA
PRA QUE EU POSSA PEGAR SUA MÃO, OLHAR NOS OLHOS TEUS
SERIA BOM, QUATRO PAREDES, EU, VOCÊ E DEUS - 6Perdoa meu amorLetraPartituraAcordesCasemiro Vieira
PERDOA MEU AMOR, PERDOA
PERDOA EU BEM SEI QUE ERREI
PERDOA MEU AMOR, PERDOA
PERDOA SE LHE MAGOEIA MINHA VIDA ERA SÓ MELANCOLIA
ATÉ VOCÊ ME APARECER UM DIA
COMO SE FOSSE UMA ROSA FUGIDIA
FEZ DOS MEUS SONHOS ESTA LOUCA FANTASIAAINDA SINTO O SEU PERFUME ENCANTADOR
E NOS MEUS LÁBIOS OS TEUS BEIJOS SEDUTORES
PERDOA MEU AMOR, PERDOA
PERDOA SE ME TENS AMOR - 7Cantinho escondidoLetraPartituraAcordesArnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte / Cézar Mendes
DENTRO DE CADA PESSOA
TEM UM CANTINHO ESCONDIDO
DECORADO DE SAUDADE
UM LUGAR PRO CORACÃO POUSAR
UM ENDEREÇO QUE FREQUENTE SEM MORAR
ALI NA ESQUINA DO SONHO COM A RAZÃO
NO CENTRO DO PEITO, NO LARGO DA ILUSÃOCORAÇÃO NÃO TEM BARREIRA NÃO
DESCE A LADEIRA, PERDE O FREIO DEVAGAR
EU QUERO VER CACHOEIRA DESABAR
MONTANHA ROLETA RUSSA FELICIDADE
POSSO ME PERDER PELA CIDADE
FAZER O CIRCO PEGAR FOGO DE VERDADE
MAS TENHO MEU CANTO CATIVO PRA VOLTAREU POSSO ATÉ MUDAR
MAS ONDE QUER QUE EU VÁ
O MEU CANTINHO HÁ DE IR
DENTRO - 8Statue of LibertyLetraPartituraAcordesDavid Byrne / Marisa Monte / Fernandinho Beat Box
BAIANAS DOWN ON BROADWAY
SELLING DVD’S
OS PÉS NO CHÃO DO MUNDO
WHEN I WALK AND THE MUSIC’S IN ME
WHERE ARE YOU
I AM HEREJOGGING IN SÃO PAULO
TRUTH AND LONGING
ON MY HEADPHONES
QUEM SERÁ
NEW YORK CITY IS ON MY MOBILE
GREAT DESIRE, KITCHEN FIREWHERE ARE YOU
STATUE OF LIBERTY? - 9A alma e a matériaLetraAcordesArnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte
PROCURO NAS COISAS VAGAS CIÊNCIA
EU MOVO DEZENAS DE MÚSCULOS PARA SORRIR
NOS POROS A CONTRAIR, NAS PÉTALAS DO JASMIM
COM A BRISA QUE VEM ROÇAR DA OUTRA MARGEM DO MARPROCURO NA PAISAGEM CADÊNCIA
OS ÁTOMOS COREOGRAFAM A GRAMA DO CHÃO
NA PELE BRAILE PRA LER, NA SUPERFÍCIE DE MIM
MILÍMETROS DE PRAZER, KILÔMETROS DE PAIXÃOVEM PRA ESSE MUNDO, DEUS QUER NASCER
HÁ ALGO INVISÍVEL E ENCANTADO ENTRE EU E VOCÊ
E A ALMA APROVEITA PRA SER A MATÉRIA E VIVER
E A ALMA APROVEITA PRA SER A MATÉRIA E VIVER - 10Lágrimas e tormentosLetraAcordesArgemiro Patrocínio
LÁGRIMAS TORMENTOS
QUANTAS DESILUSÕES
FORAM TANTOS SOFRIMENTOS E DECEPÇÕES
MAS UM DIA O DESTINO A TUDO MODIFICOUMINHAS LÁGRIMAS SECARAM
MEUS TORMENTOS TERMINARAM
FOI UMA NUVEM QUE PASSOUE HOJE A MINHA VIDA É UM CARROSSEL DE ALEGRIAS
E COMO SE NÃO BASTASSE ESTOU AMANDO DE VERDADE
ME PERDOA SE EU ME EXCEDO EM MINHA EUFORIA
MAS É QUE AGORA SEI O QUE É FELICIDADE - 11SatisfeitoLetraPartituraAcordesArnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte
VOCÊ ME DEIXOU SATISFEITO
NUNCA VI DEIXAR ALGUÉM ASSIM
VOCÊ ME LIVROU DO PRECONCEITO DE PARTIR
AGORA ME SINTO FELIZ AQUIQUEM FOI QUE DISSE QUE É IMPOSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO
VIVO TRANQUILO, A LIBERDADE É QUE ME FAZ CARINHO
NO MEU CAMINHO NÃO TEM PEDRAS NEM ESPINHOSEU DURMO SERENO E ACORDO
COM O CANTO DOS PASSARINHOS - 12Para mais ninguémLetraAcordesPaulinho da viola
ENTRE NÓS DEVE HAVER SINCERIDADE
EU NÃO SEI O QUE É QUE VOCÊ TEM
QUE NÃO ME BEIJA NEM ME PROCURA
EU TENHO MEDO DE PERDER ALGUÉM
DE QUEM ESPERO QUE AQUELA JURA
NÃO TENHA IDO PARA MAIS NINGUÉMO SILÊNCIO É UMA TORTURA
ALGUMA COISA SE PERDEU
VOCÊ JÁ NÃO ME OLHA COMO ANTES COM TERNURA
SÓ FALTA ME DIZER ADEUSADEUS
- 13Vai saberLetraAcordesAdriana Calcanhotto
NÃO VÁ PENSANDO QUE DETERMINOU
SOBRE O QUE SÓ O AMOR PODE SABER
SÓ PORQUE DISSE QUE NÃO ME QUER
NÃO QUER DIZER QUE NÃO VÁ QUERER
POIS TUDO O QUE SE SABE DO AMOR
É QUE ELE GOSTA MUITO DE MUDAR
E PODE APARECER ONDE NINGUÉM OUSARIA SUPOR
SÓ PORQUE DISSE QUE DE MIM NÃO PODE GOSTAR
NÃO QUER DIZER QUE NÃO TENHA DO QUE DUVIDAR
PENSANDO BEM PODE MESMO CHEGAR A SE ARREPENDER
E PODE SER ENTÃO QUE SEJA TARDE DEMAIS
VAI SABER?NÃO VÁ PENSANDO QUE DETERMINOU
SOBRE O QUE SÓ O AMOR PODE SABER
SÓ PORQUE DISSE QUE NÃO ME QUER
NÃO QUER DIZER QUE NÃO VÁ QUERER
POIS TUDO O QUE SE SABE DO AMOR
É QUE ELE GOSTA MUITO DE SE DAR
E PODE APARECER ONDE NINGUÉM OUSARIA SE POR
SÓ PORQUE DISSE QUE DE MIM NÃO PODE GOSTAR
NÃO QUER DIZER QUE NÃO TENHA O QUE CONSIDERAR
PENSANDO BEM PODE MESMO CHEGAR A SE ARREPENDER
E PODE SER ENTÃO QUE SEJA TARDE DEMAIS
VAI SABER?NÃO VÁ PENSANDO QUE DETERMINOU
SOBRE O QUE SÓ O AMOR PODE SABER
SÓ PORQUE DISSE QUE NÃO ME QUER
NÃO QUER DIZER QUE NÃO VÁ QUERER
POIS TUDO O QUE SE SABE DO AMOR
É QUE ELE GOSTA MUITO DE JOGAR
E PODE APARECER ONDE NINGUÉM OUSARIA SUPOR
SÓ PORQUE DISSE QUE DE MIM NÃO PODE GOSTAR
NÃO QUER DIZER QUE NÃO VENHA A RECONSIDERAR
PENSANDO BEM PODE MESMO CHEGAR A SE ARREPENDER
E PODE SER ENTÃO QUE SEJA TARDE DEMAIS
VAI SABER? - 14Pétalas esquecidasLetraAcordesD.Yvonne Lara / Teresa Batista
NASCEU EM MEU JARDIM UMA LINDA ROSA PERFUMADA
TÃO BELA E DELICADA COMO A NATUREZA
SALTITAM LINDAS BORBOLETAS CHEIAS DE ESPLENDOR
MOSTRANDO E ADMIRANDO A SUA BELEZAE LINDOS ARVOREDOS VERDES EM VOLTA DOS CANTEIROS
FAZENDO LARGAS SOMBRAS SOBRE O ROSEIRAL
E É PERFUMADA A PRIMAVERA COM TODO ESPLENDOR
MOSTRANDO A NATUREZA TODO O SEU VALOR QUE DEUS CRIOUEU NAO PUDE RESISTIR A TENTAÇÃO
QUE A ROSA PROVOCOU EM MIM ESTA GRANDE PAIXÃO
FUI AO JARDIM E COLHI A LINDA FLOR
E PRESENTEEI AO MEU PRIMEIRO AMORHOJE A LINDA ROSA SÃO PÉTALAS ESQUECIDAS
FOI O MEU PRIMEIRO AMOR QUE ATRAVESSOU NA MINHA VIDA
E A ROSA MURCHOU, SENTI TANTA DOR
MORREU O MEU PRIMEIRO AMOR
Créditos
Producido por Mario Caldato y Marisa Monte
Grabado y mezclado por Mario Caldato
Dirección de Producción // Leonardo Netto
Grabaciones Adicionales // Dadi, GuilhermeCalicchio y AndresLevin
Producción Ejecutiva // Cíntia Carvalho
Asistentes de Grabación // GuilhermeCalicchio y Márcio Barros
Asistente de Mezcla // GuilhermeCalicchio
Masterización // BernieGrundman
Collage de Portada y Contraportada: Concepción Gráfica // Beatriz Milhazes
Proyecto Gráfico // Gringo Cardia
Coordinación de Producción Gráfica // GringoCardia / Mesosfera Produções
Coordinación de Arte // GabiCaspary
Asistentes // Beatriz Milhazes, TerezaLyrio y Violeta dos Campos
Diseñadores Gráficos Asistentes // Carolina Vaz, Flavia Castro, Pedro Pezinho y Rico Vilarouca Cifras // Dadi y GuilhermeCalicchio
Texto Contraportada // Marisa Monte
Sonidos procesados en tiempo real en las pistas 1, 2, 3, 6, 7, 8, 10 y 11 // WladimirGasper
Agradecimientos // Pedro, Mano, Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Monarco y Olinda, Casemiro da Cuíca, Seu Jair do Cavaquinho, Surica, Aurea Maria, a todos los cantantes de Velha Guarda da Portela, D. Yvonne Lara, Paulão 7 Cordas, Mauro Diniz, Emílio Domingos, Carlos Monte, Nelson Nuccini, Dona Neném y lafamilia de Manacea Andrade, Juracema de Andrade, Dona Neném y lafamilia de Walter Rosa, D. Maria Silva, Elton Medeiros, Leila Carvalho, Moraes Moreira, Baianinho, Orlando Lima, Alcino Correa (Ratinho), Riachão, Carlinhos Brown, Cézar Mendes, Seu Mateus, Bruno Castro, Lila Rabello, Charles Gavin, Berna Cepas, Kassin, Lucas Marcier, Chico Neves, Dora Jobim, Samantha Caldato, Isabela, Lulu, David Byrne, AndresLevin, Shirley Araújo, Franklin Garrido, Sidney Costa, Gilberto Fortes, Flávia Sousa, Claudia Moog, Suely Aguiar, Kléber Silva, D. Nazaré, Meri Gomes, Marcelo Gomes, Pedro Oliveira, Bruno Queiroz y A Voz da América, Giannini S/A, Rouxinol Ltda., Tangará (Musical Izzo)
Grabado y mezclado en Río de Janeiro con grabaciones adicionales en NY entre Junio y Septiembre de 2005
Sobre el Álbum
Empecé en los escenarios.
Toda mi trayectoria se hizo por medio del contacto directo con el público, en las presentaciones en vivo.
En quince años de carrera, grabé muy poco, a causa de las largas giras que siempre han resultado un espacio muy largo entre los discos.
Cinco discos en quince años, sin hablar de los que produje y de los Tribalistas.
En 2001, terminé la gira de “Memórias, Crônicas…”, tras casi dos años viajando, decidida a quedarme en casa por un tiempo.
Aproveché el tiempo para producir el disco de Argemiro, y justo después me dediqué al proyecto de los Tribalistas con Carlinhos y Arnaldo.
Un proyecto sólo de estudio.
Me encanta, y siempre me ha encantado, el estudio.
Grabamos todo el disco en Río, en trece días.
Una canción por día.
Me quedé embarazada durante las grabaciones.
El disco fue lanzado en el mes en que nació mi primer hijo. Durante los meses siguientes, tuve la oportunidad de quedarme más tiempo en casa. Aproveché la ocasión para hacer muchas cosas que serían imposibles mientras viajaba, y, sin saberlo, algunas de ellas al final se convirtieron en el embrión de estos discos de ahora. Sabía, por mi contacto con la samba carioca, y, principalmente, por la convivencia con Velha Guarda da Portela y por el trabajo de investigación para el disco de ellos en 99, que había un repertorio increíble, presente nada más en la tradición oral, que poco a poco se estaba perdiendo. Con la curiosidad me entraron ganas de saber más sobre eso, ampliando el conocimiento más allá de los límites de Portela. Empecé a hacer una serie de encuentros y entrevistas, orientada por charlas con Monarco, Paulinho da Viola, D. Yvonne Lara y mi padre, entre otros. Escuché a compositores, parientes y colaboradores de sambistas antiguos buscando no solo su obra, sino también las referencias creativas; de la génesis de la samba hecha por ellos. Y las sambas de Jaime Silva, Argemiro, Dona Yvonne, Casemiro, Moraes e Galvão, algunas con más de cincuenta años, se juntaron a la producción contemporánea de Adriana, de Paulinho, de Arnaldo, de Carlinhos y la mía, en el repertorio de “O Universo aoMeu Redor”, ese disco mío centrado, más que en la samba, diría yo, en la atmósfera de la samba, con sus temas más frecuentes — el amor, la naturaleza, la música misma, la condición humana, el canto dos pajaritos, el patio trasero, la convivencia por medio del arte…
Para producir conmigo, invité a Mario Caldato, con el que siempre tuve ganas de trabajar, y que se quedó encargado de guiar la personalidad sonora del disco. A la vez que mantenía la frecuencia de esos encuentros relacionados a la samba, empecé a digitalizar todo mi acervo de cintas de casete.
El objetivo del trabajo era los registros del proceso de composición.
Quince años de canciones siendo hechas.
Algunas terminadas, otras abandonadas.
Muchas de esas que todos conocen, en el origen.
Cuadernos de bocetos sonoros.
Casi cien cintas, todas escuchadas, desglosadas, mapeadas por mí.
Infinito particular. Esa audición me hizo bucear en composiciones de varias épocas, no solo con colaboradores antiguos (Nando, Carlinhos, Arnaldo, Pedro Baby, Dadi), sino también ampliando los horizontes hacia nuevos colaboradores — Seu Jorge, Adriana, Yuka, Leonardo Reis y Rodrigo Campelo.
Muchos encuentros, y, un tiempo después, tenía material para otro disco.
Esta vez, un disco sólo de canciones mías con colaboradores y el replay de AlêSiqueira, con quien había trabajado en Tribalistas, para producir conmigo. Más allá de los arreglos de Eumir, Philip y Donato. Y ya… Hubiera yo grabado ahora sólo un disco y saliera de gira, tardaría mucho a tener la oportunidad de volver a grabar, y sé que quedaría un hueco entre lo que hago y lo que presento.
Por eso he concebido esos dos discos de repertorio inédito.
Generados a la vez, como gemelos bivitelinos, vienen al mundo ahora en el mismo día.
Pero son muy distintos.
Cada uno tiene su historia.
Cada uno hablando por sí mismo.
Como dos fotos.
Con mucha gente y conmigo en el medio.
Os agradezco a todos.
- Marisa