- 1Universo ao meu redorLyricsMusicSheetChordsVideoMarisa Monte / Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown
TARDE, JÁ DE MANHÃ CEDINHO
QUANDO A NÉVOA TOMA CONTA DA CIDADE
QUEM PEGA NO VIOLÃO
SOU EU, SOU EU
PRA CANTAR A NOVIDADEQUANTAS LÁGRIMAS DE ORVALHO NA ROSEIRA
TODO MUNDO TEM UM CANTO DE TRISTEZAGRAÇAS A DEUS UM PASSARINHO
VEM ME ACOMPANHAR CANTANDO BEM BAIXINHO
E EU JÁ NÃO ME SINTO SÓ
TÃO SÓ, TÃO SÓ
COM O UNIVERSO AO MEU REDOR - 2O Bonde do domLyricsMusicSheetChordsVideoArnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte
NOVO DIA, SIGO PENSANDO EM VOCÊ
FICO TÃO LEVE QUE NÃO LEVO PADECER
TRABALHO EM SAMBA E NÃO POSSO RECLAMAR
VIVO CANTANDO SÓ PARA TE TOCARTODO DIA, VIVO PENSANDO EM CASAR
JUNTAR AS RIMAS COMO UM POBRE POPULAR
SUBI NA VIDA COM VOCÊ EM MEU ALTAR
SIGO TOCANDO SÓ PARA TE CANTARÉ O BONDE DO DOM QUE ME LEVA
OS ANJOS QUE ME CARREGAM
OS AUTOMÓVEIS QUE ME CERCAM
OS SANTOS QUE ME PROJETAMNAS ASAS DO BEM DESSE MUNDO
CARREGO UM QUINTAL LÁ NO FUNDO
A ÁGUA DO MAR ME BEBE
A SEDE DE TI PROSSEGUE - 3Meu canárioLyricsChordsJayme Silva
PELA PRIMEIRA VEZ, EU CHOREI
PORQUE FUI DESPREZADO PELO MEU AMOR
O MEU BARRACO AGORA FICOU DESARRUMADO
O MEU CANÁRIO JÁ NÃO CANTA, COM CERTEZA SE DESGOSTOU
PIU-PIU, PIU-PIU, PIU-PIU
CANTA, MEU CANARINHO, PARA AMENIZAR A MINHA DORPIU-PIU
QUANDO É NOITE DE LUA, EU SAIO PRA RUA PARA MEDITAR
O MEU PINHO FAZ TUDO PRA VER MEU CANÁRIO CANTAR
NO SOLUÇAR DO VENTO
NO SUSSURRO DAS FOLHAGENS
NO GEMIDO DOS COQUEIROS
PEDE A ELE PRA CRIAR CORAGEM
NEM ASSIM O MEU CANÁRIO CANTA
E DA MINHA GARGANTA, UM TRISTE GEMIDO SAIUI-UI, AI-AI
UI-UI, AI-AI - 4Três letrinhasLyricsChordsMoraes Moreira / Galvão
SIM, SÃO TRÊS LETRINHAS
TODAS BONITINHAS
FÁCEIS DE DIZER
DITAS POR VOCÊ
NESSE SEU SIM ASSIM
OUTRAS TRÊS TAMBÉM
REPRESENTAM NÃO
QUE NÃO FICA BEM NO SEU CORAÇÃOSIM, SÃO TRÊS LETRINHAS
TODAS BONITINHAS
FÁCEIS DE DIZER
DITAS POR VOCÊ
NESSE SEU SIM ASSIM
OUTRAS TRÊS TAMBÉM
REPRESENTAM NÃO
QUE NÃO FICA BEM NO SEU CORAÇÃOÉ MINHA CANÇÃO RESTO DE ORAÇÃO
QUE FUGIU DA IGREJA
NÃO QUIS MAIS DO VINHO
FOI TOMAR CERVEJA
VOLTOU AO JARDIME TÁ ESPERANDO GENTE
QUE SÓ DISSE SIME TÁ ESPERANDO GENTE
QUE SÓ DISSE SIME TÁ ESPERANDO GENTE
QUE SÓ DISSE SIME TÁ ESPERANDO GENTE
QUE SÓ DIZ QUE SIM - 5Quatro ParedesLyricsMusicSheetChordsArnaldo Antunes / Marisa Monte / Cézar Mendes
EU SÓ NÃO TE CONVIDO PRA DANÇAR
PORQUE EU QUERO ENCONTRAR COM VOCÊ EM PARTICULAR
HÁ TEMPOS TENTO ENCONTRAR UM BOM MOMENTO
ALGUMA OCASIÃO PROPÍCIA
PRA QUE EU POSSA PEGAR SUA MÃO, OLHAR NOS OLHOS TEUS
SERIA BOM, QUATRO PAREDES, EU, VOCÊ E DEUSPROCURO EXPLICAR O MEU SENTIMENTO
E SÓ CONSIGO ENCONTRAR
PALAVRAS QUE NÃO EXISTEM NO DICIONÁRIO
VOCÊ PODIA ENTENDER MEU VOCABULÁRIO
DECIFRAR MEUS SINAIS, SERIA BOMEU SÓ NÃO TE CONVIDO PRA DANÇAR
PORQUE O ASSUNTO QUE EU QUERO CONTIGO É EM PARTICULAR
HÁ TEMPOS TENTO ENCONTRAR UM BOM MOMENTO
ALGUMA OCASIÃO PROPÍCIA
PRA QUE EU POSSA PEGAR SUA MÃO, OLHAR NOS OLHOS TEUS
SERIA BOM, QUATRO PAREDES, EU, VOCÊ E DEUS - 6Perdoa meu amorLyricsMusicSheetChordsCasemiro Vieira
PERDOA MEU AMOR, PERDOA
PERDOA EU BEM SEI QUE ERREI
PERDOA MEU AMOR, PERDOA
PERDOA SE LHE MAGOEIA MINHA VIDA ERA SÓ MELANCOLIA
ATÉ VOCÊ ME APARECER UM DIA
COMO SE FOSSE UMA ROSA FUGIDIA
FEZ DOS MEUS SONHOS ESTA LOUCA FANTASIAAINDA SINTO O SEU PERFUME ENCANTADOR
E NOS MEUS LÁBIOS OS TEUS BEIJOS SEDUTORES
PERDOA MEU AMOR, PERDOA
PERDOA SE ME TENS AMOR - 7Cantinho escondidoLyricsMusicSheetChordsArnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte / Cézar Mendes
DENTRO DE CADA PESSOA
TEM UM CANTINHO ESCONDIDO
DECORADO DE SAUDADE
UM LUGAR PRO CORACÃO POUSAR
UM ENDEREÇO QUE FREQUENTE SEM MORAR
ALI NA ESQUINA DO SONHO COM A RAZÃO
NO CENTRO DO PEITO, NO LARGO DA ILUSÃOCORAÇÃO NÃO TEM BARREIRA NÃO
DESCE A LADEIRA, PERDE O FREIO DEVAGAR
EU QUERO VER CACHOEIRA DESABAR
MONTANHA ROLETA RUSSA FELICIDADE
POSSO ME PERDER PELA CIDADE
FAZER O CIRCO PEGAR FOGO DE VERDADE
MAS TENHO MEU CANTO CATIVO PRA VOLTAREU POSSO ATÉ MUDAR
MAS ONDE QUER QUE EU VÁ
O MEU CANTINHO HÁ DE IR
DENTRO - 8Statue of LibertyLyricsMusicSheetChordsDavid Byrne / Marisa Monte / Fernandinho Beat Box
BAIANAS DOWN ON BROADWAY
SELLING DVD’S
OS PÉS NO CHÃO DO MUNDO
WHEN I WALK AND THE MUSIC’S IN ME
WHERE ARE YOU
I AM HEREJOGGING IN SÃO PAULO
TRUTH AND LONGING
ON MY HEADPHONES
QUEM SERÁ
NEW YORK CITY IS ON MY MOBILE
GREAT DESIRE, KITCHEN FIREWHERE ARE YOU
STATUE OF LIBERTY? - 9A alma e a matériaLyricsChordsArnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte
PROCURO NAS COISAS VAGAS CIÊNCIA
EU MOVO DEZENAS DE MÚSCULOS PARA SORRIR
NOS POROS A CONTRAIR, NAS PÉTALAS DO JASMIM
COM A BRISA QUE VEM ROÇAR DA OUTRA MARGEM DO MARPROCURO NA PAISAGEM CADÊNCIA
OS ÁTOMOS COREOGRAFAM A GRAMA DO CHÃO
NA PELE BRAILE PRA LER, NA SUPERFÍCIE DE MIM
MILÍMETROS DE PRAZER, KILÔMETROS DE PAIXÃOVEM PRA ESSE MUNDO, DEUS QUER NASCER
HÁ ALGO INVISÍVEL E ENCANTADO ENTRE EU E VOCÊ
E A ALMA APROVEITA PRA SER A MATÉRIA E VIVER
E A ALMA APROVEITA PRA SER A MATÉRIA E VIVER - 10Lágrimas e tormentosLyricsChordsArgemiro Patrocínio
LÁGRIMAS TORMENTOS
QUANTAS DESILUSÕES
FORAM TANTOS SOFRIMENTOS E DECEPÇÕES
MAS UM DIA O DESTINO A TUDO MODIFICOUMINHAS LÁGRIMAS SECARAM
MEUS TORMENTOS TERMINARAM
FOI UMA NUVEM QUE PASSOUE HOJE A MINHA VIDA É UM CARROSSEL DE ALEGRIAS
E COMO SE NÃO BASTASSE ESTOU AMANDO DE VERDADE
ME PERDOA SE EU ME EXCEDO EM MINHA EUFORIA
MAS É QUE AGORA SEI O QUE É FELICIDADE - 11SatisfeitoLyricsMusicSheetChordsArnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte
VOCÊ ME DEIXOU SATISFEITO
NUNCA VI DEIXAR ALGUÉM ASSIM
VOCÊ ME LIVROU DO PRECONCEITO DE PARTIR
AGORA ME SINTO FELIZ AQUIQUEM FOI QUE DISSE QUE É IMPOSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO
VIVO TRANQUILO, A LIBERDADE É QUE ME FAZ CARINHO
NO MEU CAMINHO NÃO TEM PEDRAS NEM ESPINHOSEU DURMO SERENO E ACORDO
COM O CANTO DOS PASSARINHOS - 12Para mais ninguémLyricsChordsPaulinho da viola
ENTRE NÓS DEVE HAVER SINCERIDADE
EU NÃO SEI O QUE É QUE VOCÊ TEM
QUE NÃO ME BEIJA NEM ME PROCURA
EU TENHO MEDO DE PERDER ALGUÉM
DE QUEM ESPERO QUE AQUELA JURA
NÃO TENHA IDO PARA MAIS NINGUÉMO SILÊNCIO É UMA TORTURA
ALGUMA COISA SE PERDEU
VOCÊ JÁ NÃO ME OLHA COMO ANTES COM TERNURA
SÓ FALTA ME DIZER ADEUSADEUS
- 13Vai saberLyricsChordsAdriana Calcanhotto
NÃO VÁ PENSANDO QUE DETERMINOU
SOBRE O QUE SÓ O AMOR PODE SABER
SÓ PORQUE DISSE QUE NÃO ME QUER
NÃO QUER DIZER QUE NÃO VÁ QUERER
POIS TUDO O QUE SE SABE DO AMOR
É QUE ELE GOSTA MUITO DE MUDAR
E PODE APARECER ONDE NINGUÉM OUSARIA SUPOR
SÓ PORQUE DISSE QUE DE MIM NÃO PODE GOSTAR
NÃO QUER DIZER QUE NÃO TENHA DO QUE DUVIDAR
PENSANDO BEM PODE MESMO CHEGAR A SE ARREPENDER
E PODE SER ENTÃO QUE SEJA TARDE DEMAIS
VAI SABER?NÃO VÁ PENSANDO QUE DETERMINOU
SOBRE O QUE SÓ O AMOR PODE SABER
SÓ PORQUE DISSE QUE NÃO ME QUER
NÃO QUER DIZER QUE NÃO VÁ QUERER
POIS TUDO O QUE SE SABE DO AMOR
É QUE ELE GOSTA MUITO DE SE DAR
E PODE APARECER ONDE NINGUÉM OUSARIA SE POR
SÓ PORQUE DISSE QUE DE MIM NÃO PODE GOSTAR
NÃO QUER DIZER QUE NÃO TENHA O QUE CONSIDERAR
PENSANDO BEM PODE MESMO CHEGAR A SE ARREPENDER
E PODE SER ENTÃO QUE SEJA TARDE DEMAIS
VAI SABER?NÃO VÁ PENSANDO QUE DETERMINOU
SOBRE O QUE SÓ O AMOR PODE SABER
SÓ PORQUE DISSE QUE NÃO ME QUER
NÃO QUER DIZER QUE NÃO VÁ QUERER
POIS TUDO O QUE SE SABE DO AMOR
É QUE ELE GOSTA MUITO DE JOGAR
E PODE APARECER ONDE NINGUÉM OUSARIA SUPOR
SÓ PORQUE DISSE QUE DE MIM NÃO PODE GOSTAR
NÃO QUER DIZER QUE NÃO VENHA A RECONSIDERAR
PENSANDO BEM PODE MESMO CHEGAR A SE ARREPENDER
E PODE SER ENTÃO QUE SEJA TARDE DEMAIS
VAI SABER? - 14Pétalas esquecidasLyricsChordsD.Yvonne Lara / Teresa Batista
NASCEU EM MEU JARDIM UMA LINDA ROSA PERFUMADA
TÃO BELA E DELICADA COMO A NATUREZA
SALTITAM LINDAS BORBOLETAS CHEIAS DE ESPLENDOR
MOSTRANDO E ADMIRANDO A SUA BELEZAE LINDOS ARVOREDOS VERDES EM VOLTA DOS CANTEIROS
FAZENDO LARGAS SOMBRAS SOBRE O ROSEIRAL
E É PERFUMADA A PRIMAVERA COM TODO ESPLENDOR
MOSTRANDO A NATUREZA TODO O SEU VALOR QUE DEUS CRIOUEU NAO PUDE RESISTIR A TENTAÇÃO
QUE A ROSA PROVOCOU EM MIM ESTA GRANDE PAIXÃO
FUI AO JARDIM E COLHI A LINDA FLOR
E PRESENTEEI AO MEU PRIMEIRO AMORHOJE A LINDA ROSA SÃO PÉTALAS ESQUECIDAS
FOI O MEU PRIMEIRO AMOR QUE ATRAVESSOU NA MINHA VIDA
E A ROSA MURCHOU, SENTI TANTA DOR
MORREU O MEU PRIMEIRO AMOR
Credits
Produced by Mario Caldato and Marisa Monte
Recorded and Mixed by Mario Caldato
Executive Producer // Leonardo Netto
Additional Recording // Dadi, Guilherme Calicchio, and Andres Levin
Line Producer Cíntia Carvalho
Recording Assisted by Guilherme Calicchio and Márcio Barros
Mixing Assisted by Guilherme Calicchio
Mastered by Bernie Grundman Collage and
Cover Concept by Beatriz Milhazes
Design by Gringo Cardia
Design Coordination by Gringo Cardia / Mesosfera Produções
Art Coordination by Gabi Caspary Collage and Cover Concept
Assisted by Tereza Lyrio and Violeta dos Campos
Assistant Graphic Designers Carolina Vaz, Flavia Castro, Pedro Pezinho and Rico Vilarouca
Chord Charts by Dadi and Guilherme Calicchio
Lyrics translated by Arto Lindsay
Liner Notes by: Marisa Monte
Real time sound processing on Tracks 1, 2, 3, 6, 7, 8, 10 and 11 - Wladimir Gasper Special Thanks Pedro, Mano, Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Monarco and Olinda, Casemiro da Cuíca, Seu Jair do Cavaquinho, Surica, Aurea Maria, to all the Pastoras and the Bambas from the Velha Guarda da Portela, D. Yvonne Lara, Paulão 7 Cordas, Mauro Diniz, Emílio Domingos, Carlos Monte, Nelson Nuccini, Dona Neném and Manacea Andrades family, Juracema de Andrade, Dona Neném and Walter Rosas family, D. Maria Silva, Elton Medeiros, Leila Carvalho, Moraes Moreira, Baianinho, Orlando Lima, Alcino Correa (Ratinho), Riachão, Carlinhos Brown, Cézar Mendes, Seu Mateus, Bruno Castro, Lila Rabello, Charles Gavin, Berna Cepas, Kassim, Lucas Marcier, Chico Neves, Dora Jobim, Samantha Caldato, Isabela, Lulu, David Byrne, Andres Levin, Shirley Araújo, Franklin Garrido, Sidney Costa, Gilberto Fortes, Flávia Sousa, Claudia Moog, Suely Aguiar, Kléber Silva, D. Nazaré,Meri Gomes, Marcelo Gomes, Pedro Oliveira, Bruno Queiroz and A Voz da América, Giannini S/A, Rouxinol Ltda., Tangará (Musical Izzo)
Recorded and mixed in Rio de Janeiro with additional recording in New York between June and September, 2005
Release
I began on stage.
The arc of my career was built on direct contact with the public in live performances.
In the fifteen years since I began I have not recorded often because of long tours that have kept recording periods far apart.
Five records in fifteen years without counting the Tribalistas and the ones I produced for other artists. In 2001 after I finished the tour for “memories and chronicles” which lasted almost two years I decided to spend some time at home.
I took advantage of this to produce a record for Argemiro and to plunge into the Tribalistas project with Carlinhos and Arnaldo.
A studio project.
I love and have always loved being in the studio.
We recorded the whole record in Rio in thirteen days.
A song a day.
I became pregnant during the recording.
The record came out the month my son was born.
During the months that followed I had a chance to spend more time at home.
I took this opportunity to do some things that would have been difficult if I had been travelling. Without being planned some of them became the seeds for these records I have just made.
From my life long contact with the samba of Rio de Janeiro, especially from time spent with the old guard of the Portela Samba School and from the research I did for their record of 1999 that I produced, I knew of a trove of material preserved only in oral tradition and little by little being lost.
I became curious to know more and searched beyond the borders of Portela. I began a series of interviews, oriented by conversations with Monarco, Paulinho da Viola, Dona Yvonne Lara and my father, among others.
I heard from composers, their relatives and partners while searching for more than songs. I wanted to find out about their points of creative reference and the sources of the songs they wrote.
So the sambas of Jaime Silva, Dona Yvonne, Casemiro, Moraes and Galvão, some more than fifty years old, joined contemporaray songs by Adriana, by Paulinho, by Arnaldo, by Carlinhos and myself. This record, “Universo ao Meu Redor”, is focused more on the atmosphere surrounding samba than on samba itself, on its most frequent subjects- love, nature, music itself, the human condition, the singing of the birds, our back yards, and lives lived together through art…
I invited Mario Caldato, who I have always wanted to work with,to produce this record with me. He is responsible for the sonic personality of the record.
At the same time as I had these meetings regarding samba I began to digitalize all my cassete tapes.
I wanted to save the evidence of the process of composing.
Fifteen years of songs being written.
Some concluded, others abandoned.
A lot of these that everyone knows, at their source notebooks of sonic sketches.
Almost one hundred tapes, all listened to, cataloged and mapped by me.
Infinito Particular.
And this process of listening made be dive into compositions from different periods, not just with old partners like (Nando,Carlinhos,Arnaldo,Pedro Baby,Dadi) but also into widening my horizons to include new partnerships with Seu Jorge, Adriana, Yuka, Leonardo Reis and Rodrigo Campelo.
Many encounters, and soon enough I had material for one more record.
This time I chose only songs I had co written, and I invited Ale Siqueira, who I had worked with on the Tribalistas record, to produce with me.
And with arrangements by Eumir, Phillip and Donato. That’s it…
If I had recorded just one record and gone on the road it would have been a long time before I had the chance to record again and there would have been a rupture betweeen what I do and what I show.
That’s why I conceived these two records of unrecorded songs.
Conceived at the same time, like fraternal twins, coming into the world, now, on the same day.
But very different.
Each with his own story.
Each one speaking for himself.
Like two photographs.
With a lot of people and myself in the mix.
I thank everyone.
Marisa.