- 1Infinito ParticularLetraPartituraAcordesVideoArnaldo Antunes / Marisa Monte / Carlinhos Brown
EIS O MELHOR E O PIOR DE MIM
O MEU TERMÔMETRO, O MEU QUILATE
VEM, CARA, ME RETRATENÃO É IMPOSSÍVEL
EU NÃO SOU DIFÍCIL DE LERFAÇA SUA PARTE
EU SOU DAQUI, EU NÃO SOU DE MARTE
VEM, CARA, ME REPARANÃO VÊ, TÁ NA CARA, SOU PORTA BANDEIRA DE MIM
SÓ NÃO SE PERCA AO ENTRAR
NO MEU INFINITO PARTICULAREM ALGUNS INSTANTES
SOU PEQUENINA E TAMBÉM GIGANTE
VEM, CARA, SE DECLARAO MUNDO É PORTÁTIL
PRA QUEM NÃO TEM NADA A ESCONDEROLHA MINHA CARA
É SÓ MISTÉRIO, NÃO TEM SEGREDO
VEM CÁ, NÃO TENHA MEDOA ÁGUA É POTÁVEL
DAQUI VOCÊ PODE BEBERSÓ NÃO SE PERCA AO ENTRAR
NO MEU INFINITO PARTICULAR - 2VilarejoLetraPartituraAcordesVideoMarisa Monte/Pedro Baby / Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes
HÁ UM VILAREJO ALI
ONDE AREJA UM VENTO BOM
NA VARANDA QUEM DESCANSA
VÊ O HORIZONTE DEITAR NO CHÃO
PRA ACALMAR O CORAÇÃOLÁ O MUNDO TEM RAZÃO
TERRA DE HERÓIS, LARES DE MÃE
PARAÍSO SE MUDOU PARA LÁ
POR CIMA DAS CASAS CALFRUTAS EM QUALQUER QUINTAL
PEITOS FARTOS, FILHOS FORTES
SONHOS SEMEANDO O MUNDO REAL
TODA A GENTE CABE LÁ
PALESTINA SHANGRI-LÁVEM ANDAR E VOA
VEM ANDAR E VOA
VEM ANDAR E VOALÁ O TEMPO ESPERA
LÁ É PRIMAVERA
PORTAS E JANELAS FICAM SEMPRE ABERTAS
PRA SORTE ENTRAR
EM TODAS AS MESAS PÃOFLORES ENFEITANDO
OS CAMINHOS, OS VESTIDOS, OS DESTINOS
E ESSA CANÇÃO
TEM UM VERDADEIRO AMOR
PARA QUANDO VOCÊ FORVEM ANDAR E VOA
VEM ANDAR E VOAVEM ANDAR E VOA
VEM ANDAR E VOA - 3Pra ser sinceroLetraPartituraAcordesCarlinhos Brown / Marisa Monte
EU ERA TÃO FELIZ
E NÃO SABIA AMOR
FIZ TUDO O QUE EU QUIS
CONFESSO A MINHA DOR
E ERA TÃO REAL
QUE EU SÓ FAZIA FANTASIA
E NÃO FAZIA MAL
E AGORA É TANTO AMOR
ME ABRAÇE COMO FOI
TE ADORO E VOCÊ VEM COMIGO
AONDE QUER QUE EU VOEE O QUE PASSOU, CALOU
E O QUE VIRÁ, DIRÁ
E SÓ AO SEU LADO, SEU TELHADO
ME FAZ FELIZ DE NOVO
O TEMPO VAI PASSAR
E TUDO VAI ENTRAR NO JEITO CERTO DE NÓS DOIS
AS COISAS SÃO ASSIM
E SE SERÁ, SERÁ
PRA SER SINCERO MEU REMÉDIO É TE AMAR, TE AMAR
NÃO PENSE, POR FAVOR
QUE EU NÃO SEI DIZER
QUE É AMOR TUDO O QUE EU SINTO LONGE DE VOCÊ - 4LevanteLetraPartituraAcordesArnaldo Antunes/Carlinhos Brown / Marisa Monte / Seu Jorge
NADA DE MAIS
VELHOS SINAISSOBRE A PAISAGEM
PLANOS GERAIS
RASTROS ATRÁSE AVANTE, A ESTRADA
MAS PRA SACUDIR LEVANTEMAIS PURO É O AMOR
MAIS PURO É O AMORVEJO OS JORNAIS
NÃO SEI QUE LÁNÃO SEI DE NADA
TUDO NORMAL
NAS MARGINAISE NAS FACHADAS
MAS PRA SACUDIR LEVANTEMAIS PURO É O AMOR
MAIS PURO É O AMOR - 5AquelaLetraPartituraAcordesMarisa Monte / Leonardo Reis
NA NOITE PRATA, A ESTRADA PLANA
A LUA BRILHA NUA E BRANDA
NO ALTO VAI, DERRAMA A LUZ DO CÉUÀ TARDE, CRUZO A LINHA URBANA
UM PORTO, UM CANTO, UM NOVO SOM
EU SEI LEVAR A VIDA ASSIM DE TOM EM TOMNA ONDA CLARA ESTRADA AFORA
O MEU DESTINO É AGORA
AONDE ME LEVAR A MINHA VOZ, EU VOU - 6A primeira pedraLetraAcordesVideoCarlinhos Brown / Marisa Monte / Arnaldo Antunes
ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
QUEM NÃO SOFREU, QUEM NÃO MORREU POR AMOR
TODO CORPO QUE TEM UM DESERTO
TEM UM OLHO DE ÁGUA POR PERTOPARA OUVIR BASTA ABRIR OS POROS
PARA ACEITAR BASTA OFERECER
PARA QUE ADIAR UM DESEJO
DE ALGUÉM QUE LHE QUER TANTO BEIJOQUEM DE VOCÊS
RESISTE A UMA TENTAÇÃO
QUEM PRETENDE REVOGAR A LEI DO CORAÇÃOQUEM OUSARIA
DESSAS VOZES DUVIDAR
DEIXA A SUA NATUREZA SE MANIFESTAR - 7O rioLetraPartituraAcordesSeu Jorge / Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes / Marisa Monte
OUVE O BARULHO DO RIO, MEU FILHO
DEIXA ESSE SOM TE EMBALAR
AS FOLHAS QUE CAEM NO RIO, MEU FILHO
TERMINAM NAS ÁGUAS DO MARQUANDO AMANHÃ POR ACASO FALTAR
UMA ALEGRIA NO SEU CORAÇÃO
LEMBRA DO SOM DESSAS ÁGUAS DE LÁ
FAZ DESSE RIO A SUA ORAÇÃOLEMBRA, MEU FILHO, PASSOU, PASSARÁ
ESSA CERTEZA A CIÊNCIA NOS DÁ
QUE VAI CHOVER QUANDO O SOL SE CANSAR
(1ª.VEZ)
PARA QUE FLORES NÃO FALTEM
(2ª.VEZ)
PARA QUE FLORES NÃO FALTEM JAMAIS - 8GerânioLetraAcordesNando Reis / Marisa Monte / Jennifer Gomes
ELA QUE DESCOBRIU O MUNDO
E SABE VÊ-LO DO ÂNGULO MAIS BONITO
CANTA E MELHORA A VIDA, DESCOBRE SENSAÇÕES DIFERENTES
SENTE E VIVE INTENSAMENTEAPRENDE E CONTINUA APRENDIZ
ENSINA MUITO E REBOCA OS MAIORES AMIGOS
FAZ DANÇA, COZINHA, SE BALANÇA NA REDE
E ADORMECE EM FRENTE À BELA VISTADESPREOCUPA-SE E PENSA NO ESSENCIAL
DORME E ACORDACONHECE A ÍNDIA E O JAPÃO E A DANÇA HAITIANA
FALA INGLÊS E CANTA EM INGLÊS
ESCREVE DIÁRIOS, PINTA LÂMPADAS, TROCA PNEUS
E LAVA OS CABELOS COM SHAMPOOS DIFERENTESFAZ AMOR E ANDA DE BICICLETA DENTRO DE CASA
E CORRE QUANDO QUER
COZINHA TUDO, COSTURA, JÁ FEZ BONECO DE PANO
E BRINCO PARA A ORELHA, BOLSA DE COURO, NAMORA E É AMIGATEM COMPUTADOR E REDE, REDE PARA DOIS
GOSTA DE ELETRODOMÉSTICOS, TOCA PIANO E VIOLÃO
PROCURA O AMOR E QUER SER MÃE, TEM LENÇÓIS E TEM IRMÃS
VAI AO TEATRO MAS PREFERE CINEMASABE ESPANTAR O TÉDIO
CORTAR CABELO E NADAR NO MAR
TÉDIO NÃO PASSA NEM POR PERTO, É INFINITA, SENSÍVEL, LINDA
ESTOU COM SAUDADES E PENSO TANTO EM VOCÊDESPREOCUPA-SE E PENSA NO ESSENCIAL
DORME E ACORDA - 9Quem foiLetraPartituraAcordesMarisa Monte / Marcelo Yuka
QUEM FOI QUE ME DEIXOU
NO LIMITE DO AMOR
ENTRE O LAR E A MORADA
EU ESTOU ENTRE O ADEUS
E A CONTRAPARTIDANO MEIO DO FIO
NA CORDA BAMBA É O AMOR
ENTRE RISOS NERVOSOS
TENHO OS OLHOS MEUS
SOBRE OS SONHOS TEUSDEIXA O CORAÇÃO
TER A MANIA DE INSISTIR EM SER FELIZ
SE O AMOR É O CORTE E A CICATRIZ
PRA QUE TANTO MEDO
SE ESSE É O NOSSO JEITO DE CULPAR O DESEJO - 10PernambucobucolismoLetraPartituraAcordesVideoMarisa Monte / Rodrigo Campelo
EU VOU FAZER
UM MOVIMENTO AMOR
UMA CANÇÃO PARA INVENTAR O NOSSO AMOREU VOU FAZER
UMA REVOLUÇÃOEU VOU PRA LONDRES, VOU PRA LONGE
SEI QUE VOU
ONDE LUAR
NÃO HÁ IGUAL AQUI
IGUAL AQUI NÃO HÁ
OUTRO LUGAREU SINTO BUCOLISMO
EU SINTO BUCOLISMOPERNAMBUCOBUCOLISMO
PERNAMBUCOBUCOLISMO
PERNAMBUCOBUCOLISMO - 11AconteceuLetraPartituraAcordesVideoMarisa Monte / Arnaldo Antunes
ACONTECEU
O QUE ACONTECEU
FOI MELHOR ASSIM
ESTAVA POR UM FIO
ESTAVA POR UM TRIZ
ESTAVA JÁ NO FIM
TODO MUNDO VIA
QUE ACONTECIAPOIS ACONTECEU
ERA O QUE DEVIA
QUANDO UM DESCAMINHO
ACHA O SEU DESVIO
TUDO SE ALIVIA
FOI MELHOR ASSIM
QUANDO DEI POR MIM
JÁ ESTAVA AQUI E AGORA - 12Até PareceLetraAcordesVideoMarisa Monte / Dadi / Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown
ATÉ PARECE
QUE NÃO LEMBRA
QUE NÃO SABE
O QUE PASSOU
NÃO FAZ ASSIMNÃO FAZ DE CONTA
QUE NÃO PENSA
EM OUTRA CHANCE
PRA NÓS DOIS
OLHA PRA MIMNÃO ME TORTURE
NÃO SIMULE
NÃO ME CURE
DE VOCÊDEIXA O AMANHÃ DIZER
- 13Pelo tempo que durarLetraPartituraAcordesVideoAdriana Calcanhotto / Marisa Monte
NADA VAI PERMANECER
NO ESTADO EM QUE ESTÁEU SÓ PENSO EM VER VOCÊ
EU SÓ QUERO TE ENCONTRARGELEIRAS VÃO DERRETER
ESTRELAS VÃO SE APAGARE EU PENSANDO EM TER VOCÊ
PELO TEMPO QUE DURARCOISAS A SE TRANSFORMAR
PARA DESAPARECERE EU PENSANDO EM FICAR
A VIDA A TE TRANSCORRERE EU PENSANDO EM PASSAR
PELA VIDA COM VOCÊ
Créditos
Producido por Alê Siqueira y Marisa Monte
Dirección de Producción // Leonardo Netto
Grabado por AlêSiqueira
Mezclado por Flávio Souza y AlêSiqueira
Grabaciones Adicionales // Dadi y GuilhermeCalicchio
Producción Ejecutiva // Cíntia Carvalho
Asistentes de Grabación // Márcio Barros y GuilhermeCalicchio
Asistente de Mezcla // GuilhermeCalicchio
Masterización // BernieGrundman
Arte // Jarbas Lopes
Proyecto Gráfico // Gringo Cardia
Coordinação de Producción Gráfica // Gringo Cardia / Mesosfera
ProduccionesCoordinación de Arte // Gabi Caspary
Fotografía de la Obra // Jarbas Lopes Marssares
Retratos Marisa // Leo Aversa
Diseñadores Gráficos Asistentes // Carolina Vaz, Flavia Castro, Pedro Pezinho y Rico Vilarouca
Copista // Edu Morelenbaum
Cifras // Dadi y Guilherme Calicchio
Agradecimientos // Pedro, Mano, Sidney, Nuccini, Adriana, Liminha, Brown, Arnaldo, Orlando, Lan Lan, a los de casa y de la oficina, Kátia, Nayara, Pedrão, Otávio y Gabriel por losmicrófonos, Charles, Chico Neves, Dora, Márcio Botner, Jarbas Lopes, Mario Caldato y Pedro Oliveira
Grabado y mezclado en Río de Janeiro de 3 de Octubre de 2005 a 9 de Enero de 2006
Sobre el Álbum
Empecé en los escenarios.
Toda mi trayectoria se hizo por medio del contacto directo con el público, en las presentaciones en vivo.
En quince años de carrera, grabé muy poco, a causa de las largas giras que siempre han resultado un espacio muy largo entre los discos.
Cinco discos en quince años, sin hablar de los que produje y de los Tribalistas.
En 2001, terminé la gira de “Memórias, Crônicas…”, tras casi dos años viajando, decidida a quedarme en casa por un tiempo.
Aproveché el tiempo para producir el disco de Argemiro, y justo después me dediqué al proyecto de los Tribalistas con Carlinhos y Arnaldo.
Un proyecto sólo de estudio.
Me encanta, y siempre me ha encantado, el estudio.
Grabamos todo el disco en Río, en trece días.
Una canción por día.
Me quedé embarazada durante las grabaciones.
El disco fue lanzado en el mes en que nació mi primer hijo. Durante los meses siguientes, tuve la oportunidad de quedarme más tiempo en casa. Aproveché la ocasión para hacer muchas cosas que serían imposibles mientras viajaba, y, sin saberlo, algunas de ellas al final se convirtieron en el embrión de estos discos de ahora. Sabía, por mi contacto con la samba carioca, y, principalmente, por la convivencia con Velha Guarda da Portela y por el trabajo de investigación para el disco de ellos en 99, que había un repertorio increíble, presente nada más en la tradición oral, que poco a poco se estaba perdiendo. Con la curiosidad me entraron ganas de saber más sobre eso, ampliando el conocimiento más allá de los límites de Portela. Empecé a hacer una serie de encuentros y entrevistas, orientada por charlas con Monarco, Paulinho da Viola, D. Yvonne Lara y mi padre, entre otros. Escuché a compositores, parientes y colaboradores de sambistas antiguos buscando no solo su obra, sino también las referencias creativas; de la génesis de la samba hecha por ellos. Y las sambas de Jaime Silva, Argemiro, Dona Yvonne, Casemiro, Moraes e Galvão, algunas con más de cincuenta años, se juntaron a la producción contemporánea de Adriana, de Paulinho, de Arnaldo, de Carlinhos y la mía, en el repertorio de “O Universo aoMeu Redor”, ese disco mío centrado, más que en la samba, diría yo, en la atmósfera de la samba, con sus temas más frecuentes — el amor, la naturaleza, la música misma, la condición humana, el canto dos pajaritos, el patio trasero, la convivencia por medio del arte…
Para producir conmigo, invité a Mario Caldato, con el que siempre tuve ganas de trabajar, y que se quedó encargado de guiar la personalidad sonora del disco. A la vez que mantenía la frecuencia de esos encuentros relacionados a la samba, empecé a digitalizar todo mi acervo de cintas de casete.
El objetivo del trabajo era los registros del proceso de composición.
Quince años de canciones siendo hechas.
Algunas terminadas, otras abandonadas.
Muchas de esas que todos conocen, en el origen.
Cuadernos de bocetos sonoros.
Casi cien cintas, todas escuchadas, desglosadas, mapeadas por mí.
Infinito particular. Esa audición me hizo bucear en composiciones de varias épocas, no solo con colaboradores antiguos (Nando, Carlinhos, Arnaldo, Pedro Baby, Dadi), sino también ampliando los horizontes hacia nuevos colaboradores — Seu Jorge, Adriana, Yuka, Leonardo Reis y Rodrigo Campelo.
Muchos encuentros, y, un tiempo después, tenía material para otro disco.
Esta vez, un disco sólo de canciones mías con colaboradores y el replay de AlêSiqueira, con quien había trabajado en Tribalistas, para producir conmigo. Más allá de los arreglos de Eumir, Philip y Donato. Y ya… Hubiera yo grabado ahora sólo un disco y saliera de gira, tardaría mucho a tener la oportunidad de volver a grabar, y sé que quedaría un hueco entre lo que hago y lo que presento.
Por eso he concebido esos dos discos de repertorio inédito.
Generados a la vez, como gemelos bivitelinos, vienen al mundo ahora en el mismo día.
Pero son muy distintos.
Cada uno tiene su historia.
Cada uno hablando por sí mismo.
Como dos fotos.
Con mucha gente y conmigo en el medio.
Os agradezco a todos.
- Marisa