- 1Panis et CircensisLetraAcordesCaetano Veloso / Gilberto Gil
EU QUIS CANTAR, MINHA CANÇÃO ILUMINADA DE SOL
SOLTEI OS PANOS SOBRE OS MASTROS NO AR
SOLTEI OS TIGRES E OS LEÕES NOS QUINTAIS
MAS AS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
SÃO OCUPADAS EM NASCER E MORRERMANDEI FAZER DE PURO AÇO LUMINOSO UM PUNHAL
PARA MATAR O MEU AMOR E MATEI
ÁS 5 HORAS NA AVENIDA CENTRAL
MAS AS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
SÃO OCUPADAS EM NASCER E MORRERMANDEI PLANTAR, FOLHAS DE SONHO NO JARDIM DO SOLAR
AS FOLHAS SABEM PROCURAR PELO SOL
E AS RAÍZES PROCURAR, PROCURAR
MAS AS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
ESSAS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
SÃO AS PESSOAS DA SALA DE JANTAR
MAS AS PESSOAS NA SALA DE JANTAR
SÃO OCUPADAS EM NASCER E MORRER - 2De Noite na CamaLetraVideoCaetano Veloso
DE NOITE NA CAMA, EU FICO
PENSANDO
SE VOCÊ ME AMA… E QUANDO
SE VOCÊ ME AMA, EU FICO
PENSANDO
DE NOITE, NA CAMA…
E QUANDODE DIA EU FAÇO GRAÇA
PRA NÃO DAR BANDEIRA
NÃO DEIXO VOCÊ VER
DE DIA TUDO PASSA
COMO BRINCADEIRA
POR LONGE DE VOCÊ
POR ONDE VOCÊ MORA
PARA E SE DEMORA
POR HORA NÃO VOU TER
CORAGEM DE DIZER
MAS HÁ DE HAVER A HORA…
SE VOCÊ FOR EMBORA…
AGORADE NOITE, NA CAMA,
EU FICO PENSANDO
SE VOCÊ ME AMA E
QUANDO
SE VOCÊ ME AMA, EU
FICO PENSANDO
DE NOITE NA CAMA E
QUANDO - 3Beija EuLetraPartituraVideoMarisa Monte / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay
SEJA EU,
SEJA EU,
DEIXA QUE EU SEJA EU.
E ACEITA
O QUE SEJA SEU.
ENTÃO DEITA E ACEITA EU.MOLHA EU,
SECA EU,
DEIXA QUE EU SEJA O CÉU.
E RECEBA
O QUE SEJA SEU
ANOITEÇA E AMANHEÇA EU.BEIJA EU,
BEIJA EU,
BEIJA EU, ME BEIJA.
DEIXA
O QUE SEJA SER.
ENTÃO BEBA E RECEBA
MEU CORPO NO SEU CORPO,
EU NO MEU CORPO.
DEIXA,
EU ME DEIXO.
ANOITEÇA E AMANHEÇA - 4Give Me LoveLetraAcordesGeorge Harrison
GIVE ME LOVE
GIVE ME LOVE
GIVE ME PEACE ON EARTH
GIVE ME LIGHT
GIVE ME LIFE
KEEP ME FROM BURDEN
GIVE ME HOPE
HELP ME COPE
WITH THIS HEAVY LOAD
TRYING TO TOUCH YOU, REACH YOU
WITH HEART AND SOULMY LOVE
PLEASE TAKE HOLD OF MY HAND
THAT I MIGHT UNDERSTAND YOU
WON’T YOU PLEASE OH! WON’T YOU - 5Ainda LembroLetraPartituraMarisa Monte / Nando Reis
AINDA LEMBRO O QUE PASSOU
EU VOCÊ EM QUALQUER LUGAR
DIZENDO
“AONDE VOCÊ FOR EU VOU”E QUANDO EU PERGUNTEI
OUVI VOCÊ DIZER
QUE EU ERA TUDO
O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS.
MESMO TRISTE EU TAVA FELIZ
E ACABEI ACREDITANDO
EM ILUSÕESEU NEM PENSAVA EM TER
QUE ESQUECER VOCÊ
AGORA VEM VOCÊ DIZER
“AMOR, EU ERREI COM VOCÊ
E SÓ ASSIM PUDE ENTENDER
QUE O GRANDE MAL QUE EU FIZ
FOI A MIM MESMO”VEM VOCÊ DIZER
“AMOR, EU NÃO PUDE EVITAR”
E EU TE DIZENDO
LIGA O SOM
E APAGA A LUZ - 6A Menina DançaLetraAcordesVideoMoraes Moreira / Galvão
QUANDO EU CHEGUEI TUDO, TUDO
TUDO ESTAVA VIRADO
APENAS VIRO ME VIRO
MAS EU MESMA VIRO OS OLHINHOSSÓ ENTRO NO JOGO PORQUE
ESTOU MESMO DEPOIS
DEPOIS DE ESGOTAR
O TEMPO REGULAMENTARDE UM LADO O OLHO DESAFORO
QUE DIZ O MEU NARIZ ARREBITADO
QUE NÃO LEVO PRA CASA
MAS SE VOCÊ VEM PERTO EU VOU LÁ
EU VOU LÁNO CANTO DO CISCO
NO CANTO DO OLHO
A MENINA DANÇA
E DENTRO DA MENINA
AINDA DANÇA
E SE VOCÊ FECHA O OLHO
A MENINA AINDA DANÇA
DENTRO DA MENINA
ATÉ O SOL RAIAR
ATÉ DENTRO DE VOCÊ NASCER
NASCER O QUE HÁ - 7Dança da SolidãoLetraAcordesPaulinho da Viola
SOLIDÃO É LAVA
QUE COBRE TUDO
AMARGURA EM MINHA BOCA
SORRI SEUS DENTES DE CHUMBO
SOLIDÃO PALAVRA
CAVADA NO CORAÇÃO
RESIGNADO E MUDO
NO COMPASSO DA DESILUSÃODESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃOCAMÉLLIA FICOU VIÚVA
JOANA SE APAIXONOU
MARIA TENTOU A MORTE
POR CAUSA DO SEU AMOR
MEU PAI SEMPRE ME DIZIA
MEU FILHO TOME CUIDADO
QUANDO EU PENSO NO FUTURO
NÃO ESQUEÇO O MEU PASSADODESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃOQUANDO VEM A MADRUGADA
MEU PENSAMENTO VAGUEIA
CORRO OS DEDOS NA VIOLA
CONTEMPLANDO A LUA CHEIA
APESAR DE TUDO EXISTE
UMA FONTE DE ÁGUA PURA
QUEM BEBER DAQUELA ÁGUA
NÃO TERÁ MAIS AMARGURADESILUSÃO, DESILUSÃO
DANÇO EU DANÇA VOCÊ
NA DANÇA DA SOLIDÃO - 8Ao Meu RedorLetraAcordesNando Reis
AO MEU REDOR ESTÁ DESERTO
VOCÊ NÃO ESTÁ POR PERTO
E AINDA ESTÁ TÃO PERTO
DENTRO DESSA GELADEIRA, DENTRO DA DESPENSA DO FOGÃO
DENTRO DA GAVETA, DENTRO DA GARAGEM E NO PORÃO
EM TODOS OS ARMÁRIOS, NOS VESTIDOS, NOS REMÉDIOS, NUM BOTÃO
POR DENTRO DAS PAREDES, PELOS QUARTOS, PELOS PRÉDIOS E NO PORTÃO
ATÉ NO QUE EU NÃO ENXERGO
ATÉ MESMO QUANDO EU NÃO QUERO
EU NÃO QUERO
DENTRO DA CAMISA, NO SAPATO, NO CIGARRO
NA REVISTA, NA PISCINA, NA JANELA, NO CARRO AO LADO
NO SOM DO RÁDIO EU OUÇO A MESMA
COISA O TEMPO INTEIRO, EM FEVEREIRO, EM JANEIRO, EM DEZEMBRO AO MEU REDOR ESTÁ DESERTO
TUDO QUE ESTÁ POR PERTO
AINDA ESTÁ TÃO PERTO - 9Bem LeveLetraPartituraAcordesMarisa Monte / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay
BEM LEVE LEVE, REVELE
QUEM POUSE A PELE EM CIMA DE MADEIRA
BEIRA BEIRA QUEM DERA MERA MERA, CADEIRA
MAS BREVE BREVE, REVELE
VELE VELE QUEM PESE, DOS PÉS A CAVEIRA
DALI DA BEIRA UMA PALAVRA CAI NO CHÃO
CAIXÃO
DESSA MANEIRA
UMA PALAVRA DE MADEIRA EM CADA MÃO
IMBUIA, CEREJEIRAJACARANDÁ, PEROBA, PINHO, JATOBÁ
CABREÚVA, GARAPERAUMA PALAVRA DE MADEIRA CAI NO CHÃO
CAIXÃO DESSA MANEIRA. - 10Segue o SecoLetraAcordesVideoCarlinhos Brown
A BOIADA SECA
NA ENXURRADA SECA
A TROVOADA SECA
NA ENXADA SECASEGUE O SECO SEM SECARQUE O CAMINHO É SECO
SEM SACAR QUE O ESPINHO É SECO
SEM SACAR QUE SECO É O SER SOLSEM SACAR QUE ALGUM ESPINHO SECO SECARÁ
E A ÁGUA QUE SACAR SERÁ UM TIRO SECO
E SECARÁ O SEU DESTINO SECAÔ CHUVA VEM ME DIZER
SE POSSO IR LÁ EM CIMA PRÁ DERRAMAR VOCÊ
Ó CHUVA PRESTE ATENÇÃO
SE O POVO LÁ DE CIMA VIVE NA SOLIDÃOSE ACABAR NÃO ACOSTUMANDO
SE ACABAR PARADO CALADO
SE ACABAR BAIXINHO CHORANDO
SE ACABAR MEIO ABANDONADOPODE SER LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO
OU TALVEZ UM GRANDE AMOR CHORANDO
PODE SER O DESABOTADO DO CÉU
PODE SER COCO DERRAMADO - 11O Xote das MeninasLetraZé Dantas / Luiz Gonzaga
MANDACARU QUANDO
FULORÁ NA SECA
E UM SINÁ QUE A CHUVA
CHEGA NO SERTÃO
TODA MENINA
QUE ENJÔA DA BONECA
É SINAL DE QUE
O AMOR JÁ CHEGOU NO CORAÇÃO
MEIA COMPRIDA
NÃO QUER MAIS SAPATO BAIXO
VESTIDO BEM CINTADO
NÃO QUER MAIS VESTIR GIBÃO
ELA SÓ QUER
SÓ PENSA EM NAMORAR (BIS)DE MANHÃ CEDO
JÁ TÁ PINTADA
SÓ VIVE SUSPIRANDO
SONHANDO ACORDADA
O PAI LEVA AO DOUTOR
A FILHA ADOENTADA
NÃO COME NEM ESTUDA
NÃO DORME NEM QUER NADA
ELA SÓ QUER
SÓ PENSA EM NAMORAR
ELA SÓ QUER
SÓ PENSA EM NAMORAR
ELA SÓ QUER
SÓ PENSA EM NAMORARMAS O DOUTOR NEM EXAMINA
CHAMANDO O PAI DO LADO
LHE DIZ LOGO EM SURDINA
QUE O MAL É DA IDADE
E QUE PRA TAL MENINA
NÃO HÁ UM SÓ REMÉDIO
EM TODA MEDICINA
ELA SÓ QUER
ELA SÓ PENSA EM NAMORAR Disco 2
- 1ArrepioLetraAcordesVideoCarlinhos Brown
ARREPIO, ARREPIO
ARREPIO DE PANCADA
PANCADA, PANCADA
PANCADA DE ARREPIOARREPIO, ARREPIO
ARREPIO DE PANCADA
PANCADA, PANCADA
PANCADA DE ARREPIOARREPIO, ARREPIO
ARREPIO DE PANCADA
PANCADA, PANCADA
PANCADA DE ARREPIO - 2MagamalabaresLetraAcordesCarlinhos Brown
MAGAMALABARES
ACQUA MARÃ
O PARQUINHO OXÁIÊ
QUEM ESTEVE AQUI
VIA BARQUINHO DE GAZETA
ANCORAR NO MISTÉRIO
NOTAS MUSICAIS
DENTRE BOLAS DE SABÃO
QUE DE NOSSAS SERENATAS VIERAM
FLORES QUE OFERTAMOS
E QUE NUNCA MORRERÃO
EM VASOS E JARROS SE BRONZEIAMOS ANJOS DE ONDE VEM SUA VIDA BEM-VINDA
OS LIVROS NÃO SÃO SINCEROS
QUEM TEM DEUS COMO IMPÉRIO
NO MUNDO NÃO ESTÁ SOZINHO
OUVINDO SININHOS - 3Chuva no BrejoLetraAcordesVideoMoraes Moreira
OLHA COMO A CHUVA CAI
E MOLHA A FOLHA AQUI NA TELHA
FAZ UM SOM ASSIM
UM BARULHINHO BOMFAZ UM SOM ASSIM
UM BARULHINHO BOMAGORA NEVA
VIDA VEIA VER-TE
VOA PASSARINHO
NO TEU CANTO CANTA
ANTIGA CANTIGANO TEU CANTO CANTA
ANTIGA CANTIGA - 4Cérebro EletrônicoLetraAcordesGilberto Gil
O CÉREBRO ELETRÔNICO FAZ TUDO
FAZ QUASE TUDO
FAZ QUASE TUDO
MAS ELE É MUDOO CÉREBRO ELETRÔNICO COMANDA
MANDA E DESMANDA
ELE É QUEM MANDA
MAS ELE NÃO ANDASÓ EU POSSO PENSAR
SÓ DEUS EXISTE
SÓ EU
SÓ EU POSSO CHORAR
QUANDO ESTOU TRISTE
SÓ EU
EU CÁ COM MEUS BOTÕES
DE CARNE E OSSO
EU FALO E OUÇO. HUM
EU PENSO E POSSO
EU POSSO DECIDIR
SE VIVO OU MORRO POR QUE
PORQUE SOU VIVO
VIVO PRA CACHORRO E SEI
QUE CÉREBRO ELETRÔNICO NENHUM ME DÁ SOCORRO
NO MEU CAMINHO INEVITÁVEL PARA A MORTE
PORQUE SOU VIVO
SOU MUITO VIVO E SEIQUE A MORTE É NOSSO IMPULSO PRIMITIVO E SEI
QUE CÉREBRO ELETRÔNICO NENHUM ME DÁ SOCORRO
COM SEUS BOTÕES DE FERRO E SEUS
OLHOS DE VIDRO - 5Tempos ModernosLetraAcordesLulu Santos
EU VEJO A VIDA MELHOR NO FUTURO
EU VEJO ISSO POR CIMA DO MURO
DE HIPOCRISIA QUE INSISTE EM NOS RODEAR
EU VEJO A VIDA MAIS FARTA E CLARA
REPLETA DE TODA A SATISFAÇÃO
QUE SE TEM DIREITO
DO FIRMAMENTO AO CHÃOEU QUERO CRER NO AMOR NUMA BOA
E QUE ISSO VALHA PRÁ QUALQUER PESSOA
QUE REALIZAR A FORÇA QUE TEM UMA PAIXÃOEU VEJO UM NOVO COMEÇO DE ERA
DE GENTE FINA, ELEGANTE E SINCERA
COM HABILIDADE PRA DIZER MAIS SIM DO QUE NÃOHOJE O TEMPO VOA AMOR
ESCORRE PELAS MÃOS
MESMO SEM SE SENTIR
E NÃO HÁ TEMPO QUE VOLTE AMOR
VAMOS VIVER TUDO O QUE HÁ PRÁ VIVER
VAMOS NOS PERMITIR - 6MaraçáLetraAcordesCarlinhos Brown
NO MEU FILME
PINTA BATICUM NA MESA
ALEGRIA COM CERVEJA
ENTIDADES E NAÇÕES
MUDO E SURDO
ENCAPADAS EM CAPETAS
LÍNGUA QUE LAMBE NINFETAS
LATA MARAÇÁ E FOME
GANGAZUNGA LOBISOMEM
SAMIRÁ QUE VIRA HOMEMRUM PI LÉ RUM
É VENDAVAL, É ILUSÃO
E EU E VOCÊ NO CARNAVAL
NO CARNAVAL
E A GLÓRIA DE NADAME VALERIA
MINHA ATLÂNTIDA BAHIA
ILHA DE REUNIÕES
E AGORA JÁ QUE TENHO
COMPANHIA
TALVEZ VEJA OUTRO FILME
LÂMINA MULHER MARIA
UMA VOZ
QUE GUIA GUIA
BIMOTOR QUE SILENCIA
RUM PI LÉ RUM
Ý VENDAVAL, É ILUSÃO
Ý EU E VOCÊ NO CARNAVAL
NO CARNAVALDO YOU BELIEVE ME
CAN YOU HEAR ME - 7BlancoLetraPartituraAcordesVideoMarisa Monte / Octávio Paz / Haroldo de Campos
ME VEJO NO QUE VEJO
COMO ENTRAR POR MEUS OLHOS
EM UM OLHO MAIS LIMPIDOME OLHA O QUE EU OLHO
É MINHA CRIAÇÃO
ISTO QUE VEJOPERCEBER É CONCEBER
ÂGUAS DE PENSAMENTOS
SOU A CRIATURA
DO QUE VEJO Hotel Tapes (1996) - Ao Vivo
- 1MagamalabaresLetraAcordesVideoCarlinhos Brown
MAGAMALABARES
ACQUA MARÃ
O PARQUINHO OXÁIÊ
QUEM ESTEVE AQUI
VIA BARQUINHO DE GAZETA
ANCORAR NO MISTÉRIO
NOTAS MUSICAIS
DENTRE BOLAS DE SABÃO
QUE DE NOSSAS SERENATAS VIERAM
FLORES QUE OFERTAMOS
E QUE NUNCA MORRERÃO
EM VASOS E JARROS SE BRONZEIAMOS ANJOS DE ONDE VEM SUA VIDA BEM-VINDA
OS LIVROS NÃO SÃO SINCEROS
QUEM TEM DEUS COMO IMPÉRIO
NO MUNDO NÃO ESTÁ SOZINHO
OUVINDO SININHOS - 2Vide GalLetraVideoCarlinhos Brown
RIO, RIO, RIO
RIO PRA NÃO CHORAR
PRA QUEM NÃO SABE SOU RIO
A CANTAR
SOU DO FLAMENGO
SOU ALI EM BOTAFOGO
SOU DA CASQUINHA DO OVO
E ESSAS FLORES
NA ROCINHA VOU PLANTAR
QUEM OLHA MINHA BARRACA
NO MORRO DE SANTA MARTA
QUER MORAR
SE TENHO FOME
COMO LOGO O PÃO DE AÇÚCAR
URRO NO TOPO DA URCA
SE QUERO ABRAÇO
TENHO O CRISTO PRA ABRAÇAR
TAMBORIM PRA TI TAROL
ESCOLADOS PELO SOL
RIO E MORRO DE AMAR
RIO, RIO, RIO
RIO PRA NÃO CHORAR
PRA QUEM NÃO SABE SOU RIO
A CANTAR
VIDE GAL - 3Chuva no BrejoLetraAcordesVideoMoraes Moreira
OLHA COMO A CHUVA CAI
E MOLHA A FOLHA AQUI NA TELHA
FAZ UM SOM ASSIM
UM BARULHINHO BOMFAZ UM SOM ASSIM
UM BARULHINHO BOMAGORA NEVA
VIDA VEIA VER-TE
VOA PASSARINHO
NO TEU CANTO CANTA
ANTIGA CANTIGANO TEU CANTO CANTA
ANTIGA CANTIGA - 4A Menina DançaLetraAcordesVideoMoraes Moreira / Galvão
QUANDO EU CHEGUEI TUDO, TUDO
TUDO ESTAVA VIRADO
APENAS VIRO ME VIRO
MAS EU MESMA VIRO OS OLHINHOSSÓ ENTRO NO JOGO PORQUE
ESTOU MESMO DEPOIS
DEPOIS DE ESGOTAR
O TEMPO REGULAMENTARDE UM LADO O OLHO DESAFORO
QUE DIZ O MEU NARIZ ARREBITADO
QUE NÃO LEVO PRA CASA
MAS SE VOCÊ VEM PERTO EU VOU LÁ
EU VOU LÁNO CANTO DO CISCO
NO CANTO DO OLHO
A MENINA DANÇA
E DENTRO DA MENINA
AINDA DANÇA
E SE VOCÊ FECHA O OLHO
A MENINA AINDA DANÇA
DENTRO DA MENINA
ATÉ O SOL RAIAR
ATÉ DENTRO DE VOCÊ NASCER
NASCER O QUE HÁ - 5Mistério do PlanetaLetraAcordesVideoMoraes Moreira / Galvão
VOU MOSTRANDO COMO SOU
E VOU SENDO COMO POSSO
JOGANDO MEU CORPO NO MUNDO
ANDANDO POR TODOS OS CANTOS
E PELA LEI NATURAL DOS ENCONTROS
EU DEIXO E RECEBO UM TANTO
PASSO AOS OLHOS NUS
OU VESTIDOS DE LUNETAS
PASSADO, PRESENTE
PARTICIPO SENDO O MISTÉRIO DO PLANETAO TRÍPLICE MISTÉRIO DO STOP
QUE PASSO POR E SENDO ELE
NO QUE FICA EM CADA UM
NO QUE SIGO O MEU CAMINHO
E NO AR QUE FEZ QUE ASSISTIU
ABRA UM PARÊNTESES
NÃO SE ESQUEÇA
QUE INDEPENDENTE DISSO
EU NÃO PASSO
DE UM MALANDRO
DE UM MOLEQUE DO BRASIL
QUE PEÇO E DOU ESMOLAS
MAS ANDO E PENSO SEMPRE
COM MAIS DE UM
POR ISSO NINGUÉM VÊ
MINHA SACOLA - 6Eu Sou o Caso DelesLetraAcordesVideoMoraes Moreira / Galvão
MINHA VELHA É LOUCA POR MIM
SÓ PORQUE EU SOU ASSIM
MEU PAI, POR SUA VEZ
SE LIGA NA MINHA
E NOS “BUTECOS” ONDE PASSA
NÃO DÁ OUTRO PAPOEU SOU O CASO DELES
SOU EU QUE ESQUENTO A VIDA DELES
NO FUNDO, NO FUNDO
COLOCO OS VELHOS NO MUNDO
BOTO NA REALIDADE
MOSTRO A ETERNIDADE
SENÃO ELES PENSAVAM
QUE TUDO ERA “DIVINO MARAVILHOSO”
LEVAVAM TUDO NA ESPORTIVA
FICAVAM CONTANDO COM A SORTE
E NÃO SE CONFORMARIAM COM A MORTE
MINHA VELHA É LOUCA POR MIM
SÓ PORQUE EU SOU ASSIM - 7Tempos ModernosLetraAcordesVideoLulu Santos
EU VEJO A VIDA MELHOR NO FUTURO
EU VEJO ISSO POR CIMA DO MURO
DE HIPOCRISIA QUE INSISTE EM NOS RODEAR
EU VEJO A VIDA MAIS FARTA E CLARA
REPLETA DE TODA A SATISFAÇÃO
QUE SE TEM DIREITO
DO FIRMAMENTO AO CHÃOEU QUERO CRER NO AMOR NUMA BOA
E QUE ISSO VALHA PRÁ QUALQUER PESSOA
QUE REALIZAR A FORÇA QUE TEM UMA PAIXÃOEU VEJO UM NOVO COMEÇO DE ERA
DE GENTE FINA, ELEGANTE E SINCERA
COM HABILIDADE PRA DIZER MAIS SIM DO QUE NÃOHOJE O TEMPO VOA AMOR
ESCORRE PELAS MÃOS
MESMO SEM SE SENTIR
E NÃO HÁ TEMPO QUE VOLTE AMOR
VAMOS VIVER TUDO O QUE HÁ PRÁ VIVER
VAMOS NOS PERMITIR - 8Cérebro EletrônicoLetraAcordesGilberto Gil
O CÉREBRO ELETRÔNICO FAZ TUDO
FAZ QUASE TUDO
FAZ QUASE TUDO
MAS ELE É MUDOO CÉREBRO ELETRÔNICO COMANDA
MANDA E DESMANDA
ELE É QUEM MANDA
MAS ELE NÃO ANDASÓ EU POSSO PENSAR
SÓ DEUS EXISTE
SÓ EU
SÓ EU POSSO CHORAR
QUANDO ESTOU TRISTE
SÓ EU
EU CÁ COM MEUS BOTÕES
DE CARNE E OSSO
EU FALO E OUÇO. HUM
EU PENSO E POSSO
EU POSSO DECIDIR
SE VIVO OU MORRO POR QUE
PORQUE SOU VIVO
VIVO PRA CACHORRO E SEI
QUE CÉREBRO ELETRÔNICO NENHUM ME DÁ SOCORRO
NO MEU CAMINHO INEVITÁVEL PARA A MORTE
PORQUE SOU VIVO
SOU MUITO VIVO E SEIQUE A MORTE É NOSSO IMPULSO PRIMITIVO E SEI
QUE CÉREBRO ELETRÔNICO NENHUM ME DÁ SOCORRO
COM SEUS BOTÕES DE FERRO E SEUS
OLHOS DE VIDRO
Créditos
Producido por Arto Lindsay y Marisa Monte
Dirección Ejecutiva // Leonardo Netto
Mezclado por Patrick Dillet-Kampa
Audio/Video (NY) excepto “Tempos Modernos”, por Fernando Aponte ayudado por Dave Robbins, Jim Macnamara, Alex Du Jonge
A&R EMI // João Araújo
Masterizado por UeNastasi-Sterling Sound (NY)
Producción Ejecutiva // Sueli Aguiar (RJ)
Dirección de Arte // Gringo Cardia basado en la obra de Carlos Zéfiro
Asistente de Diseño // Leonardo Eyer
Asistente de Arte // Bruno Porto
Manuscripto // Gringo Cardia
Símbolos escritos por Fernando Caneca; consultor sobre la obra de Carlos Zéfiro: Ota
Coordinación Gráfica // PatríciaFernandes
HOTEL TAPES (1996) – EN VIVO – MARISA MONTE
Intérprete: Marisa Monte
Músicos: Cesinha, Dadi, Davi Moraes, Fernando Caneca, Marco Lobo, Lanlan, Waldonys Menezes
Músicos de las pistas conparticipación de los Novos Baianos: Baby do Brasil, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi, Jorginho Gomes
Producido por Arto Lindsay
Mezclado por AntoineMidani
Masterizado y finalizado por Carlos Freitas
Mezclado en el Estúdio AR
Masterizado en el EstúdioClassicMaster
Remezclado y remasterizado por Daniel Carvalho en el Estúdio Casa da Nina
Una realización Phonomotor
01. MAGAMALABARES (En Vivo), Participación Especial: Carlinhos Brown, AUTORÍA: Carlinhos Brown, EDITORA: Sony ATV | 02. VIDE GAL (En Vivo), Participación Especial: Carlinhos Brown, AUTORÍA: Carlinhos Brown, EDITORA: Sony ATV | 03. CHUVA NO BREJO (EN Vivo), Participación Especial: Moraes Moreira y DaviMoraes, AUTORÍA: Moraes Moreira, EDITORA: Sony ATV | 04. A MENINA DANÇA (En Vivo), Participación Especial: NovosBaianos, AUTORÍA: Moraes Moreira e Galvão, EDITORA: Sony ATV | 05. MISTÉRIO DO PLANETA (En Vivo), Participación Especial: NovosBaianos, AUTORÍA: Moraes Moreira y Galvão, EDITORA: Sony ATV | 06. EU SOU O CASO DELES (En Vivo), Participación Especial: NovosBaianos, AUTORÍA: Moraes Moreira y Galvão, EDITORA: Sony ATV | 07. TEMPOS MODERNOS (En Vivo), AUTORÍA: Lulu Santos, EDITORA: Sony ATV | 08. CÉREBRO ELETRÔNICO (En Vivo), AUTORÍA: Gilberto Gil, EDITORA: Sony ATV
Sobre el Álbum
“Barulhinho bom, uma viagem musical” empezó a nacer como un disco en vivo, que iba a registrar momentos del recital "Verde anilamarelocor de rosa e carvão", y un video casero, mezclando escenas en el escenario con encuentros de Marisa Monte e invitados. Más allá de 11 canciones grabadas entre Recife (Teatro Guararapes, en los días 13 y 14 de Octubre de 1995) y Río (Teatro Carlos Gomes, el día 28 de Marzo de 1996), el proyecto producido por Arto Lindsay y Marisa creció, y ganó un CD extra, con siete pistas grabadas en estudio.
Diez de las 18 canciones de “BarulhinhoBom...” son grabaciones inéditas en la voz de Marisa. Tres de ellas fueron grabadas en el recital, y están en el CD EN VIVO:
“Panis et circenses” (una de las primeras y raras colaboraciones de CaetanoVeloso y Gilberto Gil, lanzada por el grupo Mutantes en el álbum colectivo y manifiesto “Tropicália”, en 1968), “Give me love” (George Harrison) y “A menina dança” (Moraes Moreira y Galvão, grabada por los NovosBaianos en el álbum “Acabou chorare”, de 1973).
Las otras ocho pistas del CD En Vivo son canciones grabadas por Marisa en sus tres álbumes anteriores. Del repertorio de su disco de estreno, “MM” (1989), vino el clásico del noreste de Brasil “Xote das meninas” (Zé Dantas y Luiz Gonzaga). De “Mais” (1991), hay “De noite na cama” (CaetanoVeloso), “Beijaeu” (Marisa, Arnaldo Antunes y Arto Lindsay) y “Aindalembro” (Marisa y Nando Reis). Mientras que de “Verde anil amarelo cor-de-rosa e carvão” (1994) salieron “Dança da solidão” (Paulinho da Viola), “Ao meu redor” (Nando Reis), “Bem leve” (Marisa y Arnaldo Antunes) y “Segue o seco” (Carlinhos Brown)
El CD de estudio trae otras siete canciones inéditas en la voz de Marisa. Ellas han salido de las sesiones en los estudios Impressão Digital (Río, Junio de 1996) y Kampo Audio/Video (Nueva York, Julio de 1996). Carlinhos Brown es el autor de tres nuevas composiciones: “Magamalabares”, “Maraçá” y “Arrepio”. Marisa también grabó “CérebroEletrônico” (lanzada por Gilberto Gil en su álbum de 1969): “Chuva no brejo” (que Moraes Moreira grabó en su disco solo de estreno, en 1975): “Tempos modernos” (pista que da título y abre el primer álbum de Lulu Santos, en 1982): y “Blanco” (poema del mexicano Octavio Paz, traducido por Haroldo de Campos y musicado por Marisa).
El video casero, dirigido por Claudio Torres y Lula Buarque de Hollanda, va más allá del registro en el escenario de la gira “Cor de rosa e carvão”. Junto con escenas del recital se muestran flashes de la vida de gira de Marisa y sus músicos y encuentros con algunos artistas con quienes ella ya venía trabajando o quienes influenciaron su trabajo. De los Novosbaianos (Baby do Brasil, Dadi, Moraes Moreira, Jorginho Gomes, Paulinho Boca de Cantor y Pepeu Gomes), que se juntaron para este proyecto, hasta dos de los colaboradores de Marisa, Carlinhos Brown y Arnaldo Antunes, pasando por las mujeres cantantes de la Velha Guarda da Portela (Doca, Eunice y Surica), Paulinho da Viola, y el guitarrista Raphael Rabello.
Para la grabación de estos encuentros, informales y musicales, se eligió al antiguo Hotel das Paineiras (en la subida hacia el Corcovado, en Río). Abandonado en la época de la grabación, en este sitio paradisíaco en la Floresta de Tijuca solía hacerse las concentraciones de la selección brasileña de fútbol en las décadas de 1960 y 1970. Abiertos a los imprevistos e improvisos, sin ensayos, ellos tocaban la canción una vez y luego la grababan. La inédita “Batom no dente”, nació a la vez que fue grabada: Brown y Antunes “rapearon-improvisaron” el tema a partir de una charla entre Marisa y DaviMoraes.
Con 25 temas, alternando registros de los conciertos, musiquillas y a capela, jamsessions en las Paineiras, el Video Casero tiene vida independiente, pero también es una de las piezas que componen el mosaico audiovisual de “BarulhinhoBom, umaviagem musical”.
Para crear la portada del CD, Gringo Cardia se basó en la obra de Carlos Zéfiro. Entre los años 1950, 1960 y 1970, Zéfiro escribió y dibujó cerca de 860 revistas pornográficas que circulaban en la clandestinidad. A partir de 1984, con el libro “O quadrinho erótico de Carlos Zéfiro”, escrito por el también historietista Otacíliod’Assunção, el arte de Zéfiro ganó renombre. El dibujante que, por motivos obvios, pasó anónimo casi toda la vida, fue homenajeado en 1991 en la I Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro, cuando reveló su identidad - en Julio del año siguiente, el funcionario Alcides “Zéfiro” murió a los 70 años. Ahora, con “Barulhinho bom, uma viagem musical”, el arte de Carlos Zéfiro gana otrohomenaje.
Marisa cuenta:
NovosBaianos - Me identifico totalmente con el modo de vivir la música de los NovosBaianos, que no distinguían vida y música. En la gira de “Mais”, yo ya había incluido “Mistério do planeta”, y en el recital de “Cor de rosa e carvão”, cantaba “A menina dança”.
Estudio – Yo pensaba grabar tres o cuatro canciones, pero me encanta el estudio, y terminamos por hacer estas siete. Carlinhos Brown, de quien pretendía yo grabar “Magamalabares”, llegó a Nueva York con dos músicas más: “Maraçá” y “Arrepio”. Él sólo había traído la guitarra, e hizo las bases rítmicas con objetos que encontró por el estudio, como cajas de cartón, de madera, y su propio cuerpo.
Blanco – Hace unos diez años, me invitó un amigo, el artista plástico Mário Fraga, a leer en voz en off en un video este poema de Octávio Paz, traducido por Haroldo de Campos. Como para mí es más natural cantar que hablar, preferí componer el tema en ese momento.
La portada – En los recitales siempre hay más intimidad entre el artista y el público, que termina siendo un poco voyeur. Como iba a ser un disco en vivo, decidimos usar esta idea, eligiendo las historietas de Zéfiro para ilustrar la portada. Aunque luego el proyecto haya incluido también el CD de estudio, pensamos que el concepto seguía válido. Zéfiro fue un fenómeno pop, en el sentido mismo de popular. Hizo cerca de 860 historias distintas, con tiradas que llegaban a 5 mil ejemplares cada una. Un trabajo a la vez underground y popular, que en el auge del Régimen Militar, de la represión, logró circular por todo Brasil, alimentando el imaginario colectivo.
“Era el año 1996. La idea era promover encuentros musicales con colaboradores y amigos sin ensayo y con total libertad para que fueran filmados para el DVD de “BarulhinhoBom”. Mis invitados: NovosBaianos, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, DaviMoraes y las mujeres cantantes de Velha Guarda da Portela. El escenario elegido fueron las ruinas del hotel de las Paineiras, en la Floresta de Tijuca, en Río de Janeiro, al pie del Cristo Redentor. Tocamos y cantamos las canciones que amábamos, nuestro repertorio afectivo común, entre carcajadas y miradas cómplices. Escuchar esas grabaciones me hace sonreír al recordar los días luminosos, en medio a la naturaleza, con la ciudad abajo, muy cerca del cielo, viviendo un sueño encantado de aquel momento musical colectivo. Un viaje musical”, recuerda Marisa.