Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão
1994
  1. 1Maria de VerdadeLetraAcordesVideo
    Carlinhos Brown

    POUSA-SE TODA MARIA
    NO VARAL DAS 22 FADAS  NUAS LOURINHAS
    FOSTES BESOURO MARIA
    E A ABA DO PIERROT DESCOSTUROU NA BAINHA
    FARINHAR BEM, DERRAMAR A CANÇÃO
    REVIRAR TRENS, LOUCO MOVER PAIXÃO
    NAS DIREÇÕES, PROGRAMADO EMOLDURADO
    ESPERAREI ROMÂNTICO
    SOU A PESSOA MARIA
    NA ÁGUA QUENTE E BOA GENTE TUA MARIA
    VOA QUEM VOA MARIA
    E A ALMA SEMPRE BOA SEMPRE VOU À MARIA

    TOU VITIMADO NO PROFUNDO POÇO
    NA POÇA DO MUNDO
    DO CÉU AMOR VAI CHOVER
    TUA PESSOA MARIA
    MESMO QUE DOA MARIA
    TUA PESSOA MARIA
    MESMO QUE DOA MARIA

  2. 2Na EstradaLetraPartituraAcordes
    Marisa Monte / Nando Reis / Carlinhos Brown

    ELA VAI VOLTAR, VAI CHEGAR
    E SE DEMORAR, I´LL WAIT FOR YOU
    ELA VEM, E NINGUÉM MAIS BELA
    BABY, I WANNA BE YOURS TONIGHT
    SEM BOTÃO, NO TEMPO, NO TOPO, NO CHÃO
    EM CADA ESCADA, A CAMINHADA A PÉ, DE CAMINHÃO
    SEU HORÁRIO NUNCA É CEDO AONDE ESTOU

    E QUANDO ESCONDO A MINHA OLHEIRA
    É PRA COLHER AMOR
    SALA SEM ELA TEM JANELA
    INCLINA EM CERCA DE ATENÇÃO
    ELA VEM, E NINGUÉM MAIS
    ELA VEM EM MINHA DIREÇÃO
    SALA SEM ELA TEM JANELA
    INCLINA EM CERCA DE ATENÇÃO
    ELA VEM, E NINGUÉM MAIS
    BELA VEM EM MINHA DIREÇÃO

  3. 3Ao Meu RedorLetraAcordes
    Nando Reis

    AO MEU REDOR ESTÁ DESERTO
    VOCÊ NÃO ESTÁ POR PERTO
    E AINDA ESTÁ TÃO PERTO
    DENTRO DESSA GELADEIRA, DENTRO DA DESPENSA DO FOGÃO
    DENTRO DA GAVETA, DENTRO DA GARAGEM E NO PORÃO
    EM TODOS OS ARMÁRIOS, NOS VESTIDOS, NOS REMÉDIOS, NUM BOTÃO
    POR DENTRO DAS PAREDES, PELOS QUARTOS, PELOS PRÉDIOS E NO PORTÃO
    ATÉ NO QUE EU NÃO ENXERGO
    ATÉ MESMO QUANDO EU NÃO QUERO
    EU NÃO QUERO
    DENTRO DA CAMISA, NO SAPATO, NO CIGARRO
    NA REVISTA, NA PISCINA, NA JANELA, NO CARRO AO LADO
    NO SOM DO RÁDIO EU OUÇO A MESMA
    COISA O TEMPO INTEIRO, EM FEVEREIRO, EM JANEIRO, EM DEZEMBRO AO MEU REDOR ESTÁ
    DESERTO
    TUDO QUE ESTÁ POR PERTO
    AINDA ESTÁ TÃO PERTO

  4. 4Segue o secoLetraAcordesVideo
    Carlinhos Brown

    A BOIADA SECA
    NA ENXURRADA SECA
    A TROVOADA SECA
    NA ENXADA SECA

    SEGUE O SECO SEM SECARQUE O CAMINHO É SECO
    SEM SACAR QUE O ESPINHO É SECO
    SEM SACAR QUE SECO É O SER SOL

    SEM SACAR QUE ALGUM ESPINHO SECO SECARÁ
    E A ÁGUA QUE SACAR SERÁ UM TIRO SECO
    E SECARÁ O SEU DESTINO SECA

    Ô CHUVA VEM ME DIZER
    SE POSSO IR LÁ EM CIMA PRÁ DERRAMAR VOCÊ
    Ó CHUVA PRESTE ATENÇÃO
    SE O POVO LÁ DE CIMA VIVE NA SOLIDÃO

    SE ACABAR NÃO ACOSTUMANDO
    SE ACABAR PARADO CALADO
    SE ACABAR BAIXINHO CHORANDO
    SE ACABAR MEIO ABANDONADO

    PODE SER LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO
    OU TALVEZ UM GRANDE AMOR CHORANDO
    PODE SER O DESABOTADO DO CÉU
    PODE SER COCO DERRAMADO

  5. 5Pale Blue EyesLetraAcordes
    Lou Reed

    SOMETIMES I FEEL SO HAPPY
    SOMETIMES I FEEL SO SAD
    SOMETIMES I FEEL SO HAPPY
    BUT MOSTLY YOU JUST MAKE ME MAD
    BABY YOU JUST MAKE ME MAD

    LINGER ON, YOUR PALE BLUE EYES
    LINGER ON,YOUR PALE BLUE EYES

    THOUGHT OF YOU AS MY MOUNTAIN TOP
    THOUGHT OF YOU AS MY PEAK
    THOUGHT OF YOU AS EVERYTHING
    L’VE HAD BUT COULDN’T KEEP
    I’VE HAD BUT COULDN’T KEEP

    IF I COULD MAKE THE WORLD AS PURE AND STRANGE AS WHAT I SEE
    I’D PUT YOU IN THE MIRROR I PUT IN FRONT OF ME
    I PUT IN FRONT OF ME

    SKIP A LIFE COMPLETELY, STUFF IT IN A CUP
    SHE SAID MONEY  IS LIKE US IN TIME
    IT LIES BUT CAN’T STAND UP
    DOWN FOR YOU IS UP

    IT WAS GOOD WHAT WE DID YESTERDAY
    AND L’D DO IT ONCE AGAIN
    BMTHE FACT THAT YOU ARE MARRIED
    ONLY PROVES YOU’RE MY BEST FRIEND
    BUT IT’S TRULY, TRULY A SIN

  6. 6Dança da SolidãoLetraAcordes
    Paulinho da Viola

    SOLIDÃO É LAVA QUE COBRE TUDO
    AMARGURA EM MINHA BOCA
    SORRI SEUS DENTES DE CHUMBO
    SOLIDÃO PALAVRA CAVADA NO CORAÇÃO
    RESIGNADO E MUDO
    NO COMPASSO DA DESILUSÃO

    DESILUSÃO, DESILUSÃO
    DANÇO EU DANÇA VOCÊ
    NA DANÇA DA SOLIDÃO

    CAMÉLLIA FICOU VIÚVA
    JOANA SE APAIXONOU
    MARIA TENTOU A MORTE
    POR CAUSA DO SEU AMOR
    MEU PAI SEMPRE ME DIZIA
    MEU FILHO TOME CUIDADO
    QUANDO EU PENSO NO FUTURO
    NÃO ESQUEÇO O MEU PASSADO

    DESILUSÃO, DESILUSÃO
    DANÇO EU DANÇA VOCÊ
    NA DANÇA DA SOLIDÃO

    QUANDO VEM A MADRUGADA
    MEU PENSAMENTO VAGUEIA
    CORRO OS DEDOS NA VIOLA
    CONTEMPLANDO A LUA CHEIA
    APESAR DE TUDO EXISTE
    UMA FONTE DE ÁGUA PURA
    QUEM BEBER DAQUELA ÁGUA
    NÃO TERÁ MAIS AMARGURA

    DESILUSÃO, DESILUSÃO
    DANÇO EU DANÇA VOCÊ
    NA DANÇA DA SOLIDÃO

  7. 7De mais ninguémLetraPartituraAcordesVideo
    Marisa Monte / Arnaldo Antunes

    SE ELA ME DEIXOU, A DOR
    É MINHA SÓ, NÃO É DE MAIS NINGUÉM
    AOS OUTROS EU DEVOLVO A DÓ,
    EU TENHO A MINHA DOR

    SE ELA PREFERIU FICAR SOZINHA,
    OU JÁ TEM UM OUTRO BEM.
    SE ELA ME DEIXOU A DOR É MINHA,
    A DOR É DE QUEM TEM.

    É MEU TROFÉU, É O QUE RESTOU,
    É O QUE ME AQUECE SEM ME DAR CALOR
    SE EU NÃO TENHO O MEU AMOR,
    EU TENHO A MINHA DOR.

    A SALA, O QUARTO, A CASA ESTÁ VAZIA,
    A COZINHA, O CORREDOR
    SE NOS MEUS BRAÇOS ELA NÃO SE ANINHA,
    A DOR É MINHA.

    É O MEU LENÇOL, É O COBERTOR,
    É O QUE ME AQUECE SEM ME DAR CALOR
    SE EU NÃO TENHO O MEU AMOR
    EU TENHO A MINHA DOR (…)

  8. 8Alta NoiteLetraAcordesVideo
    Arnaldo Antunes

    ALTA NOITE JÁ SE IA
    NINGUÉM NA ESTRADA ANDAVA
    NO CAMINHO QUE NINGUÉM CAMINHA
    MALTA NOITE JÁ SE IA
    NINGUÉM COM OS PÉS NA ÁGUA
    NENHUMA PESSOA SOZINHA IA
    NENHUMA PESSOA VINHA
    NEM A MANHÃZINHA
    NEM A MADRUGADA

    ALTA NOITE JÁ SE IA
    NINGUÉM NA ESTRADA ANDAVA
    NO CAMINHO QUE NINGUÉM CAMINHA
    ALTA NOITE JÁ SE IA
    NINGUÉM COM OS PÉS NA ÁGUA
    NENHUMA PESSOA SOZINHA IA
    NENHUMA PESSOA VINHA

    NEM A ESTRELA GUIA
    NEM A ESTRELA D’ALVA

  9. 9O CéuLetraPartituraAcordes
    Marisa Monte / Nando Reis

    O CÉU VAI TÃO LONGE ESTÁ PERTO
    O CÉU FICA EM CIMA DO TETO
    O CÉU TEM AS QUATRO ESTAÇÕES
    ESCURECE DE NOITE, AMANHECE COM O SOL
    O CÉU SERVE A TODOS
    O CÉU NINGUÉM PODE PEGAR
    O CÉU COBRE A TERRA E A LUA
    ENTRA DENTRO DO QUARTO, RUA DO AVIÃO

    DENTRO DO UNIVERSO MORA O CÉU
    O CÉU PÁRA-QUEDAS E SALTOS
    O CÉU VAI DO CHÃO PARA O ALTO
    O CÉU SEM COMEÇO NEM FIM
    PARA SEMPRE SEREI SEU FÃ
    OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO

  10. 10Bem LeveLetraPartituraAcordes
    Marisa Monte / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay

    BEM LEVE LEVE, REVELE
    QUEM POUSE A PELE EM CIMA DE MADEIRA
    BEIRA BEIRA QUEM DERA MERA MERA
    CADEIRA
    MAS BREVE BREVE, REVELE
    VELE VELE QUEM PESE, DOS PÉS A CAVEIRA
    DALI DA BEIRA UMA PALAVRA CAI NO CHÃO
    CAIXÃO
    DESSA MANEIRA
    UMA PALAVRA DE MADEIRA EM CADA MÃO
    IMBUIA, CEREJEIRA

    JACARANDÁ, PEROBA, PINHO, JATOBÁ
    CABREÚVA, GARAPERA

    UMA PALAVRA DE MADEIRA CAI NO CHÃO
    CAIXÃO
    DESSA MANEIRA.

  11. 11Balança PemaLetraAcordesVideo
    Jorge Benjor

    BALANÇA A PEMA
    BALANÇA SEM PARAR
    ARRASTA AS SANDÁLIA
    ARRASTA ATÉ GASTAR

    POIS QUANDO VOCÊ SAMBALANÇA
    SAMBALANÇA
    MEU CORAÇÃO TAMBÉM
    ELE SAMBALANÇA CERTINHO
    JUNTINHO
    COM O SEU VAI E VEM

    BALANÇA A PEMA
    BALANÇA SEM PARAR
    ARRASTA AS SANDÁLIA
    ARRASTA ATÉ GASTAR

    SE VOCÉ JURAR
    ME ENSINAR
    SAMBALANÇAR ASSIM
    EU LHE DAREI
    UMA SANDÁLIA DE PRATA
    PRA VOCÉ SAMBALANÇAR
    SÓ PRÁ MIM.

  12. 12Enquanto IssoLetraPartituraAcordesVideo
    Marisa Monte / Nando Reis

    ENQUANTO ISSO
    ANOITECE EM CERTAS REGIÕES
    E SE PUDÉSSEMOS
    TER A VELOCIDADE PARA VER TUDO
    ASSISTIRÍAMOS TUDO
    A MADRUGADA PERTO
    DA NOITE ESCURECENDO
    AO LADO DO ENTARDECER
    A TARDE INTEIRA
    LOGO APÓS O ALMOÇO
    O MEIO-DIA ACONTECENDO EM PLENO SOL
    SEGUIDO DA MANHÃ QUE CORREU
    DESDE MUITO CEDO
    E QUE SÓ VIRAM
    OS QUE LEVANTARAM PARA TRABALHAR
    NO ALVORECER QUE FOI SURGINDO.

  13. 13Esta MelodiaLetraAcordes
    Bubú da Portela / Jamelão

    QUANDO VEM ROMPENDO O DIA
    EU ME LEVANTO COMEÇO LOGO A CANTAR
    ESTA DOCE MELODIA QUE ME FAZ LEMBRAR
    DAQUELAS LINDAS NOITES DE LUAR
    EU TINHA UM ALGUÉM SEMPRE A ME ESPERAR
    DESDE O DIA EM QUE ELA FOI EMBORA
    EU GUARDO ESTA CANÇÃO NA MEMÓRIA

    EU TINHA A ESPERANÇA QUE UM DIA
    ELA VOLTASSE PARA MINHA COMPANHIA
    DEUS DEU RESIGNAÇÃO
    AO MEU POBRE CORAÇÃO
    NÃO SUPORTO MAIS TUA AUSÊNCIA
    JÁ PEDI A DEUS PACIÊNCIA
    QUANDO VEM ROMPENDO O DIA
    EU ME LEVANTO COMEÇO LOGO A CANTAR
    ESTA DOCE MELODIA QUE ME FAZ LEMBRAR
    DAQUELAS LINDAS NOITES DE LUAR
    EU TINHA UM ALGUÉM SEMPRE A ME ESPERAR
    DESDE O DIA EM QUE ELA FOI EMBORA
    EU GUARDO ESTA CANÇÃO NA MEMÓRIA

    EU TINHA A ESPERANÇA QUE UM DIA
    ELA VOLTASSE PARA MINHA COMPANHIA
    DEUS DEU RESIGNAÇÃO
    AO MEU POBRE CORAÇÃO
    NÃO SUPORTO MAIS TUA AUSÊNCIA
    JÁ PEDI A DEUS PACIÊNCIA

Créditos

Producido por Arto Lindsay

Coproducido por Marisa Monte
Grabado y Mezclado por Patrick Dillet

Dirección Ejecutiva // Leonardo Netto
Coordinación de Producción // CláudiaPuget – Río; Jeff Young - Nueva York
A&R EMI // João Araújo, Estúdio Nas Nuvens – Río; Skyline - Nueva York
Asistente de Estudio // GuilhermeCaliccio – Río; Matt Curry y Rick Lamb - Nueva York
Pipa // Alexandre Saieg - Río
Conversión Análogo-Digital // MYTEK Technologies, grabado en Marzo, Abril y Mayo de 1994
Masterizado por // Denilson Campos en Promaster – Río; Scott Hull en Masterdisc - Nueva York
Diseño // Glória y Sula Danowski
Ilustración // Marcos Martins DEMIBOLD
Ediciones y Proyectos Gráficos, Versión práctica de las cifras // SérgioBenevenuto
Coordinación Gráfica/EMI // EgeuLaus

Philip Glass aparece como cortesía de Elektra/Nonesuch Records
Laurie Anderson aparece como cortesía de Warner Bros. Records, Inc.
Gilberto Gil aparece como cortesía de Warner Music Brasil

Sobre el Álbum

Su primer disco fue una contravención. Tras fulminar al público, que llenaba sus recitales en los teatros de muchas partes de Brasil, con su voz impresionantemente segura e inaugural, Marisa Monte decidió grabar su primer disco “en vivo”. Con un repertorio bastante versátil, ella creaba basada en sus influencias y preferencias. Vastísimas, diversificadas, incluso sorprendentes. Tan sorprendentes cuanto fue el éxito de ventas de su primer disco, “Marisa Monte”, producido por Nelson Motta, para los que no estaban acostumbrados a presenciar otra manera de empezar una carrera, distinta de la obvia. Junto con su LP, lanzaba también un especial para televisión grabado en 16 milímetros. El espanto se apoderó de los oídos boquiabiertos.

Su segundo disco, “Mais”, en realidad, también ha sido un “primero”. Primer disco de estudio, primer disco suyo producido por Arto Lindsay, primer disco con material inédito, y, principalmente, el primer disco con composiciones suyas y de nuevos colaboradores. Más allá del círculo de influencias establecido en su álbum anterior, Marisa en ese momento empezaba a consolidar relaciones de trabajo que resultarían en una ampliación de su ocupación en la nueva escena musical de Brasil. La novedad estaba no solo en sus colaboraciones, sino también en los músicos invitados a tocar en su disco. Entre ellos, RyuichiSakamoto, Naná Vasconcelos, Robertinho do Recife, BernieWorrell, Pedrinho Santana, Ed Motta, las mujeres cantantes de Velha Guarda da Portela, y muchos otros. Dividiendo las grabaciones entre Río de Janeiro y Nueva York, Marisa Montes ya anunciaba su vocación para transitar cómodamente dentro y fuera de Brasil.

El final de la gira de “Mais” marcó el principio de un período de un año y medio con una serie de encuentros musicales, que más tarde resultaron en la creación de este nuevo álbum.

En Agosto de 92, compartiendo un recital en Riocentro con los Titãs, presentaron juntos algunos números como “Umbabarauma”, de Jorge Benjor, “Panis et Circensis”, de CaetanoVeloso y Gilberto Gil, ensayados exclusivamente para esa presentación.

En una noche organizada por Arto Lindsay en un festival en Alemania, en Noviembre de 92, Marisa se reencontró en el escenario con el tecladista BernieWorrel. En ese mismo escenario, también tocó Laurie Anderson, con quien Marisa se presentaría meses después en el Knitting Factory, en Nueva York.

En Abril de 93, Marisa participó de 4 pistas del LP “Nome”, de Arnaldo Antunes, y una de ellas, la canción “Alta Noite”, la volvería a cantar en un recital con el guitarrista Raphael Rabello y Paulinho da Viola, en Olympia, en São Paulo, en Junio del mismo año. A partir de esos encuentros en los ensayos con Raphael y Paulinho, Marisa fue invitada a participar de saraos en Río de Janeiro, cuando tuvo la oportunidad de conocer a los músicos del grupo Época de Ouro, grupo de música regional del instrumentista Jacob do Bandolim.

Del recital en Olympia ya formaban parte del repertorio las canciones “Esta Melodia”, de Bubu da Portela y Jamelão, y “Dança da Solidão”, de Paulinho da Viola.

Invitada a compartir sólo una presentación con Gilberto Gil en Múnich, en Noviembre de 93, Marisa volvía a cantar “Dança da Solidão” e incluía “BalançaPema”, de Jorge Benjor, las dos en versiones muy cercanas a las que después grabaría. La aproximación con Gil y los ensayos para ese recital ocasionaron su especialísima participación en el disco, así como de su banda, formada por Jorginho Gomes, Arthur Maia, Marcos Suzano y Celso Fonseca.

En Enero de 94, Marisa y Nando Reis se juntaron con Carlinhos Brown y Timbalada para grabar la canción “Grite Se Quiser Gritar” (Carlinhos Brown), que sólo se escuchó en las radios de Salvador durante el Carnaval, pues nunca se lanzó el tema en LP. De esa triple colaboración con Brown y Reis surgieron 3 nuevas canciones: “Na Estrada”, que está en el disco, “E.C.T.”, grabada por CássiaEller, y la inédita “Seo Zé”.

”O Brasil não é só verde, anil e amarelo
O Brasil também é cor-de-rosa e carvão”

De los versos de esa canción, Seo Zé, Marisa sacó el título de su nuevo LP. Más allá de cualquier connotación política, ese título trae en sí una consideración estética, ejemplificada por sus 13 temas. Entre los muchos rumbos posibles para la realización de su nuevo disco, ella decidió establecer una ruta tridimensional, con un largo margen para mezclas y combinaciones.

Escuchando el repertorio del disco, uno percibe su intención de agregar los puntos cardinales que ya coordinaban su trayectoria y estilo. Distintas escuelas están reunidas en una sola hora de audición. El clasicismo carioca de Época de Ouro, haciendo los arreglos de una composición de la propia cantante más Arnaldo Antunes, soplando en los oídos de hoy brisas antiguas. Velha Guarda da Portela, con su tesoro tímbrico imprescindible, se junta a Paulinho da Viola, y todos cantan con Marisa la alegría conmovedora y habitual de los domingos y de todos los carnavales posibles. E incluso hay los distintos acentos de la percusión de Pernambuco, Río y Bahía dando ritmo a la diferencia de las sintaxis de Reed, Benjor, Antunes, Reis y Brown.

Ya no se trata de saber dónde termina Brasil, sino a partir de dónde se empieza a ser ciudadano de todo el mundo. Esa alusión a una nueva manera de colorear nuestra bandera se escucha en la absoluta afinidad que hay entre un BernieWorrell y un Carlinhos Brown, entre un Gilberto Gil y una Laurie Anderson, entre un Naná Vasconcelos y un PhillipGlass, y entre tantas otras combinaciones aparentemente inusitadas, pero todas ellas amparadas por el “alero” seguro de la vocación de Marisa para el buen gusto.

Con ese disco, Marisa hace una afirmación que contraría la comprensión superficial que quiere la música dividida entre géneros, entre regiones. No se trata de la superposición de lo nuevo sobre lo antiguo, sino más bien de la superposición de todas las edades en la convivencia sorprendente y drástica de las múltiples tonalidades de su vasto repertorio.

El mismo Río de Janeiro de Velha Guarda da Portela también guarda en sí a Paulinho da Viola y a Marisa Monte.