Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão
1994
  1. 1Maria de VerdadeLetraCifraVídeo
    Carlinhos Brown

    POUSA-SE TODA MARIA
    NO VARAL DAS 22 FADAS  NUAS LOURINHAS
    FOSTES BESOURO MARIA
    E A ABA DO PIERROT DESCOSTUROU NA BAINHA
    FARINHAR BEM, DERRAMAR A CANÇÃO
    REVIRAR TRENS, LOUCO MOVER PAIXÃO
    NAS DIREÇÕES, PROGRAMADO EMOLDURADO
    ESPERAREI ROMÂNTICO
    SOU A PESSOA MARIA
    NA ÁGUA QUENTE E BOA GENTE TUA MARIA
    VOA QUEM VOA MARIA
    E A ALMA SEMPRE BOA SEMPRE VOU À MARIA

    TOU VITIMADO NO PROFUNDO POÇO
    NA POÇA DO MUNDO
    DO CÉU AMOR VAI CHOVER
    TUA PESSOA MARIA
    MESMO QUE DOA MARIA
    TUA PESSOA MARIA
    MESMO QUE DOA MARIA

  2. 2Na EstradaLetraPartituraCifra
    Marisa Monte / Nando Reis / Carlinhos Brown

    ELA VAI VOLTAR, VAI CHEGAR
    E SE DEMORAR, I´LL WAIT FOR YOU
    ELA VEM, E NINGUÉM MAIS BELA
    BABY, I WANNA BE YOURS TONIGHT
    SEM BOTÃO, NO TEMPO, NO TOPO, NO CHÃO
    EM CADA ESCADA, A CAMINHADA A PÉ, DE CAMINHÃO
    SEU HORÁRIO NUNCA É CEDO AONDE ESTOU

    E QUANDO ESCONDO A MINHA OLHEIRA
    É PRA COLHER AMOR
    SALA SEM ELA TEM JANELA
    INCLINA EM CERCA DE ATENÇÃO
    ELA VEM, E NINGUÉM MAIS
    ELA VEM EM MINHA DIREÇÃO
    SALA SEM ELA TEM JANELA
    INCLINA EM CERCA DE ATENÇÃO
    ELA VEM, E NINGUÉM MAIS
    BELA VEM EM MINHA DIREÇÃO

  3. 3Ao Meu RedorLetraCifra
    Nando Reis

    AO MEU REDOR ESTÁ DESERTO
    VOCÊ NÃO ESTÁ POR PERTO
    E AINDA ESTÁ TÃO PERTO
    DENTRO DESSA GELADEIRA, DENTRO DA DESPENSA DO FOGÃO
    DENTRO DA GAVETA, DENTRO DA GARAGEM E NO PORÃO
    EM TODOS OS ARMÁRIOS, NOS VESTIDOS, NOS REMÉDIOS, NUM BOTÃO
    POR DENTRO DAS PAREDES, PELOS QUARTOS, PELOS PRÉDIOS E NO PORTÃO
    ATÉ NO QUE EU NÃO ENXERGO
    ATÉ MESMO QUANDO EU NÃO QUERO
    EU NÃO QUERO
    DENTRO DA CAMISA, NO SAPATO, NO CIGARRO
    NA REVISTA, NA PISCINA, NA JANELA, NO CARRO AO LADO
    NO SOM DO RÁDIO EU OUÇO A MESMA
    COISA O TEMPO INTEIRO, EM FEVEREIRO, EM JANEIRO, EM DEZEMBRO AO MEU REDOR ESTÁ
    DESERTO
    TUDO QUE ESTÁ POR PERTO
    AINDA ESTÁ TÃO PERTO

  4. 4Segue o secoLetraCifraVídeo
    Carlinhos Brown

    A BOIADA SECA
    NA ENXURRADA SECA
    A TROVOADA SECA
    NA ENXADA SECA

    SEGUE O SECO SEM SECARQUE O CAMINHO É SECO
    SEM SACAR QUE O ESPINHO É SECO
    SEM SACAR QUE SECO É O SER SOL

    SEM SACAR QUE ALGUM ESPINHO SECO SECARÁ
    E A ÁGUA QUE SACAR SERÁ UM TIRO SECO
    E SECARÁ O SEU DESTINO SECA

    Ô CHUVA VEM ME DIZER
    SE POSSO IR LÁ EM CIMA PRÁ DERRAMAR VOCÊ
    Ó CHUVA PRESTE ATENÇÃO
    SE O POVO LÁ DE CIMA VIVE NA SOLIDÃO

    SE ACABAR NÃO ACOSTUMANDO
    SE ACABAR PARADO CALADO
    SE ACABAR BAIXINHO CHORANDO
    SE ACABAR MEIO ABANDONADO

    PODE SER LÁGRIMAS DE SÃO PEDRO
    OU TALVEZ UM GRANDE AMOR CHORANDO
    PODE SER O DESABOTADO DO CÉU
    PODE SER COCO DERRAMADO

  5. 5Pale Blue EyesLetraCifra
    Lou Reed

    SOMETIMES I FEEL SO HAPPY
    SOMETIMES I FEEL SO SAD
    SOMETIMES I FEEL SO HAPPY
    BUT MOSTLY YOU JUST MAKE ME MAD
    BABY YOU JUST MAKE ME MAD

    LINGER ON, YOUR PALE BLUE EYES
    LINGER ON,YOUR PALE BLUE EYES

    THOUGHT OF YOU AS MY MOUNTAIN TOP
    THOUGHT OF YOU AS MY PEAK
    THOUGHT OF YOU AS EVERYTHING
    L’VE HAD BUT COULDN’T KEEP
    I’VE HAD BUT COULDN’T KEEP

    IF I COULD MAKE THE WORLD AS PURE AND STRANGE AS WHAT I SEE
    I’D PUT YOU IN THE MIRROR I PUT IN FRONT OF ME
    I PUT IN FRONT OF ME

    SKIP A LIFE COMPLETELY, STUFF IT IN A CUP
    SHE SAID MONEY  IS LIKE US IN TIME
    IT LIES BUT CAN’T STAND UP
    DOWN FOR YOU IS UP

    IT WAS GOOD WHAT WE DID YESTERDAY
    AND L’D DO IT ONCE AGAIN
    BMTHE FACT THAT YOU ARE MARRIED
    ONLY PROVES YOU’RE MY BEST FRIEND
    BUT IT’S TRULY, TRULY A SIN

  6. 6Dança da SolidãoLetraCifra
    Paulinho da Viola

    SOLIDÃO É LAVA QUE COBRE TUDO
    AMARGURA EM MINHA BOCA
    SORRI SEUS DENTES DE CHUMBO
    SOLIDÃO PALAVRA CAVADA NO CORAÇÃO
    RESIGNADO E MUDO
    NO COMPASSO DA DESILUSÃO

    DESILUSÃO, DESILUSÃO
    DANÇO EU DANÇA VOCÊ
    NA DANÇA DA SOLIDÃO

    CAMÉLLIA FICOU VIÚVA
    JOANA SE APAIXONOU
    MARIA TENTOU A MORTE
    POR CAUSA DO SEU AMOR
    MEU PAI SEMPRE ME DIZIA
    MEU FILHO TOME CUIDADO
    QUANDO EU PENSO NO FUTURO
    NÃO ESQUEÇO O MEU PASSADO

    DESILUSÃO, DESILUSÃO
    DANÇO EU DANÇA VOCÊ
    NA DANÇA DA SOLIDÃO

    QUANDO VEM A MADRUGADA
    MEU PENSAMENTO VAGUEIA
    CORRO OS DEDOS NA VIOLA
    CONTEMPLANDO A LUA CHEIA
    APESAR DE TUDO EXISTE
    UMA FONTE DE ÁGUA PURA
    QUEM BEBER DAQUELA ÁGUA
    NÃO TERÁ MAIS AMARGURA

    DESILUSÃO, DESILUSÃO
    DANÇO EU DANÇA VOCÊ
    NA DANÇA DA SOLIDÃO

  7. 7De mais ninguémLetraPartituraCifraVídeo
    Marisa Monte / Arnaldo Antunes

    SE ELA ME DEIXOU, A DOR
    É MINHA SÓ, NÃO É DE MAIS NINGUÉM
    AOS OUTROS EU DEVOLVO A DÓ,
    EU TENHO A MINHA DOR

    SE ELA PREFERIU FICAR SOZINHA,
    OU JÁ TEM UM OUTRO BEM.
    SE ELA ME DEIXOU A DOR É MINHA,
    A DOR É DE QUEM TEM.

    É MEU TROFÉU, É O QUE RESTOU,
    É O QUE ME AQUECE SEM ME DAR CALOR
    SE EU NÃO TENHO O MEU AMOR,
    EU TENHO A MINHA DOR.

    A SALA, O QUARTO, A CASA ESTÁ VAZIA,
    A COZINHA, O CORREDOR
    SE NOS MEUS BRAÇOS ELA NÃO SE ANINHA,
    A DOR É MINHA.

    É O MEU LENÇOL, É O COBERTOR,
    É O QUE ME AQUECE SEM ME DAR CALOR
    SE EU NÃO TENHO O MEU AMOR
    EU TENHO A MINHA DOR (…)

  8. 8Alta NoiteLetraCifraVídeo
    Arnaldo Antunes

    ALTA NOITE JÁ SE IA
    NINGUÉM NA ESTRADA ANDAVA
    NO CAMINHO QUE NINGUÉM CAMINHA
    MALTA NOITE JÁ SE IA
    NINGUÉM COM OS PÉS NA ÁGUA
    NENHUMA PESSOA SOZINHA IA
    NENHUMA PESSOA VINHA
    NEM A MANHÃZINHA
    NEM A MADRUGADA

    ALTA NOITE JÁ SE IA
    NINGUÉM NA ESTRADA ANDAVA
    NO CAMINHO QUE NINGUÉM CAMINHA
    ALTA NOITE JÁ SE IA
    NINGUÉM COM OS PÉS NA ÁGUA
    NENHUMA PESSOA SOZINHA IA
    NENHUMA PESSOA VINHA

    NEM A ESTRELA GUIA
    NEM A ESTRELA D’ALVA

  9. 9O CéuLetraPartituraCifra
    Marisa Monte / Nando Reis

    O CÉU VAI TÃO LONGE ESTÁ PERTO
    O CÉU FICA EM CIMA DO TETO
    O CÉU TEM AS QUATRO ESTAÇÕES
    ESCURECE DE NOITE, AMANHECE COM O SOL
    O CÉU SERVE A TODOS
    O CÉU NINGUÉM PODE PEGAR
    O CÉU COBRE A TERRA E A LUA
    ENTRA DENTRO DO QUARTO, RUA DO AVIÃO

    DENTRO DO UNIVERSO MORA O CÉU
    O CÉU PÁRA-QUEDAS E SALTOS
    O CÉU VAI DO CHÃO PARA O ALTO
    O CÉU SEM COMEÇO NEM FIM
    PARA SEMPRE SEREI SEU FÃ
    OLHAI PRO CÉU, OLHAI PRO CHÃO

  10. 10Bem LeveLetraPartituraCifra
    Marisa Monte / Arnaldo Antunes / Arto Lindsay

    BEM LEVE LEVE, REVELE
    QUEM POUSE A PELE EM CIMA DE MADEIRA
    BEIRA BEIRA QUEM DERA MERA MERA
    CADEIRA
    MAS BREVE BREVE, REVELE
    VELE VELE QUEM PESE, DOS PÉS A CAVEIRA
    DALI DA BEIRA UMA PALAVRA CAI NO CHÃO
    CAIXÃO
    DESSA MANEIRA
    UMA PALAVRA DE MADEIRA EM CADA MÃO
    IMBUIA, CEREJEIRA

    JACARANDÁ, PEROBA, PINHO, JATOBÁ
    CABREÚVA, GARAPERA

    UMA PALAVRA DE MADEIRA CAI NO CHÃO
    CAIXÃO
    DESSA MANEIRA.

  11. 11Balança PemaLetraCifraVídeo
    Jorge Benjor

    BALANÇA A PEMA
    BALANÇA SEM PARAR
    ARRASTA AS SANDÁLIA
    ARRASTA ATÉ GASTAR

    POIS QUANDO VOCÊ SAMBALANÇA
    SAMBALANÇA
    MEU CORAÇÃO TAMBÉM
    ELE SAMBALANÇA CERTINHO
    JUNTINHO
    COM O SEU VAI E VEM

    BALANÇA A PEMA
    BALANÇA SEM PARAR
    ARRASTA AS SANDÁLIA
    ARRASTA ATÉ GASTAR

    SE VOCÉ JURAR
    ME ENSINAR
    SAMBALANÇAR ASSIM
    EU LHE DAREI
    UMA SANDÁLIA DE PRATA
    PRA VOCÉ SAMBALANÇAR
    SÓ PRÁ MIM.

  12. 12Enquanto IssoLetraPartituraCifraVídeo
    Marisa Monte / Nando Reis

    ENQUANTO ISSO
    ANOITECE EM CERTAS REGIÕES
    E SE PUDÉSSEMOS
    TER A VELOCIDADE PARA VER TUDO
    ASSISTIRÍAMOS TUDO
    A MADRUGADA PERTO
    DA NOITE ESCURECENDO
    AO LADO DO ENTARDECER
    A TARDE INTEIRA
    LOGO APÓS O ALMOÇO
    O MEIO-DIA ACONTECENDO EM PLENO SOL
    SEGUIDO DA MANHÃ QUE CORREU
    DESDE MUITO CEDO
    E QUE SÓ VIRAM
    OS QUE LEVANTARAM PARA TRABALHAR
    NO ALVORECER QUE FOI SURGINDO.

  13. 13Esta MelodiaLetraCifra
    Bubú da Portela / Jamelão

    QUANDO VEM ROMPENDO O DIA
    EU ME LEVANTO COMEÇO LOGO A CANTAR
    ESTA DOCE MELODIA QUE ME FAZ LEMBRAR
    DAQUELAS LINDAS NOITES DE LUAR
    EU TINHA UM ALGUÉM SEMPRE A ME ESPERAR
    DESDE O DIA EM QUE ELA FOI EMBORA
    EU GUARDO ESTA CANÇÃO NA MEMÓRIA

    EU TINHA A ESPERANÇA QUE UM DIA
    ELA VOLTASSE PARA MINHA COMPANHIA
    DEUS DEU RESIGNAÇÃO
    AO MEU POBRE CORAÇÃO
    NÃO SUPORTO MAIS TUA AUSÊNCIA
    JÁ PEDI A DEUS PACIÊNCIA
    QUANDO VEM ROMPENDO O DIA
    EU ME LEVANTO COMEÇO LOGO A CANTAR
    ESTA DOCE MELODIA QUE ME FAZ LEMBRAR
    DAQUELAS LINDAS NOITES DE LUAR
    EU TINHA UM ALGUÉM SEMPRE A ME ESPERAR
    DESDE O DIA EM QUE ELA FOI EMBORA
    EU GUARDO ESTA CANÇÃO NA MEMÓRIA

    EU TINHA A ESPERANÇA QUE UM DIA
    ELA VOLTASSE PARA MINHA COMPANHIA
    DEUS DEU RESIGNAÇÃO
    AO MEU POBRE CORAÇÃO
    NÃO SUPORTO MAIS TUA AUSÊNCIA
    JÁ PEDI A DEUS PACIÊNCIA

Ficha Técnica

Produzido por Arto Lindsay

Co-produzido por Marisa Monte
Gravado e Mixado por Patrick Dillet

Direção Executiva // Leonardo Netto
Coordenação de Produção // Cláudia Puget - Rio, Jeff Young - New York
A&R EMI: João Araújo Estúdio Nas Nuvens - Rio, Skyline - New York
Assistente de Estúdio // Guilherme Caliccio - Rio, Matt Curry e Rick Lamb - New York
Roadie // Alexandre Saieg - Rio
Transferência Análogo-Digital // MYTEK Tecnologies, gravado em março, abril e maio de 1994
Masterizado por // Denilson Campos no Promaster - Rio, Scott Hull no Masterdisc - New York
Design // Glória e Sula Danowski
Ilustração // Marcos Martins DEMIBOLD
Edições e Projetos Gráficos Versão prática das cifras // Sérgio Benevenuto
Coordenação Gráfica/EMI // Egeu Laus

Philip Glass Gentilmente cedido por Elektra/Nonesuch Records
Laurie Anderson Gentilmente cedida por Warner Bros. Records Inc
Gilberto Gil Gentilmente cedido por Warner Music Brasil

Sobre o Álbum

Seu primeiro disco foi uma contravenção. Depois de fulminar as plateias, que lotavam seus shows nos teatros espalhados por vários pontos do Brasil, com sua voz impressionantemente segura e inaugural, Marisa Monte resolveu gravar seu primeiro disco “ao vivo”. Com um repertório bastante versátil, Marisa criava ao redor de suas influências e preferências. Vastíssimas, diversificadas, até mesmo surpreendentes. Tão surpreendentes como foi o êxito de vendagem de seu primeiro disco, Marisa Monte, produzido por Nelson Motta, para aqueles que não estavam acostumados a presenciar uma outra maneira de iniciar uma carreira, diferente da óbvia. Junto com seu LP, lançava também um especial para TV gravado em 16 milímetros. O espanto tomou conta dos ouvidos boquiabertos.

Seu segundo disco, Mais, na verdade, também foi um primeiro. Primeiro disco de estúdio, primeiro disco seu produzido por Arto Lindsay, primeiro disco com material inédito e principalmente o primeiro disco com composições suas e de novos parceiros, Além do círculo de influências estabelecido em seu álbum anterior, Marisa começava a travar nesse momento relações de trabalho que resultariam numa ampliação da sua ocupação no novo cenário musical do Brasil. A novidade estava não só nas suas parcerias como também nos músicos convidados a tocar em seu disco. Entre eles Ryuichi Sakamoto, Naná Vasconcelos, Robertinho do Recife, Bernie Worrell, Pedrinho Santana, Ed Motta, as Pastoras da Velha Guarda da Portela e muitos outros. Dividindo as gravações entre Rio de Janeiro e Nova York, Marisa Montejá anunciava sua vocação para transitar confortavelmente dentro e fora do Brasil.

O final da turnê Mais marcou o início de um período de um ano e meio com uma série de encontros musicais, que vieram a reverter mais tarde na feitura desse novo álbum.

Em agosto de 92, dividindo um show no Riocentro com os Titãs, apresentaram juntos alguns números como Umbabarauma de Jorge Benjor, Panis et Circensis de Caetano Veloso e Gilberto Gil, ensaiados exclusivamente para essa apresentação.

Numa noite organizada por Arto Lindsay num festival na Alemanha, e novembro de 92, reencontrou no palco o tecladista Bernie Worrel. Nesse mesmo palco também tocou Laurie Anderson, com quem Marisa viria se apresentar meses depois no Knitting Factory em Nova York.

Em abril de 93 participou de 4 faixas do LP Nome, de Arnaldo Antunes, sendo que uma delas, a música Alta Noite, voltaria a cantar num show com o violonista Raphael Rabello e Paulinho da Viola, no Olympia, em São Paulo, em junho desse mesmo ano. Desse convívio nos períodos de ensaio com Raphael e Paulinho, surgiram convites para participar de saraus no Rio de Janeiro, quando teve a oportunidade de conhecer os músicos do Época de Ouro, regional do instrumentista Jacob do Bandolim.

Do show do Olympia já faziam parte do repertório as músicas Esta Melodia de Bubu da Portela e Jamelão e Dança da Solidão de Paulinho da Viola.

Convidada a dividir uma única apresentação com Gilberto Gil em Munique, em novembro de 93, Marisa voltava a cantar Dança da Solidão e incluía "Balança Pema" de Jorge Benjor, ambas numa versão muito próxima daquela que veio a gravar. A aproximação com Gil e os ensaios para esse show resultaram na sua especialíssima participação no disco, tanto quanto o de sua banda, formada por Jorginho Gomes, Arthur Maia, Marcos Suzano e Celso Fonseca.

Em janeiro de 94, Marisa e Nando Reis se juntaram a Carlinhos Brown e à Timbalada para gravar a música Grite Se Quiser Gritar (C. Brown), que só pôde ser ouvida nas rádios de Salvador durante o Carnaval, pois a música nunca foi lançada em LP. Dessa tríplice parceria com Brown e Reis surgiram 3 novas canções: Na Estrada, que está no disco, E.C.T., gravada por Cássia Eller, e a inédita Seo Zé.

”O Brasil não é só verde, anil e amarelo
O Brasil também é cor-de-rosa e carvão”

Dos versos dessa música, Seo Zé, Marisa extraiu o título do seu novo LP. Muito mais do que qualquer conotação política, esse título traz em si uma consideração estética, exemplificada através de suas 13 canções. Dentre as várias rotas possíveis para a realização de seu novo disco, ela optou por estabelecer uma rota tridimensional, com uma larga margem para misturas e combinações.

Ouvindo o repertório desse disco, percebe-se a sua intenção de agregar os pontos cardeais que já coordenavam a sua trajetória e estilo. Estão reunidas numa mesma hora de audição diferentes escolas. O classicismo carioca do Época de Ouro, arranjando uma composição da própria cantora mais Arnaldo Antunes, soprando dentro dos ouvidos de hoje brisas antigas. A velha Guarda da Portela com seu tesouro tímbrico imprescindível junta-se a Paulinho da Viola e cantam todos com Marisa a alegria comovente e costumeira dos domingos e de todos os possíveis carnavais. E ainda os diferentes sotaques da percussão de Pernambuco, Rio e Bahia dando ritmo à diferença das sintaxes de Reed, Benjor, Antunes, Reis e Brown.

Não se trata mais de saber onde é que termina o Brasil, e sim a partir de onde se começa a ser cidadão do mundo inteiro. Essa alusão a uma nova maneira de colorir a nossa bandeira se ouve na absoluta afinidade que há entre Bernie Worrell e um Carlinhos Brown, entre um Gilberto Gil e uma Laurie Anderson, entre um Naná Vasconcelos e um Phillip Glass e entre tantas outras combinações aparentemente inusitadas, mas todas elas amparadas pelo beiral seguro da vocação de Marisa para o bom-gosto.

Com esse disco ela faz uma afirmação que contraria a compreensão superficial que quer a música dividida entre gêneros, entre regiões. Não se trata da sobreposição do novo sobre o antigo, mas da superposição de todas as idades na convivência surpreendente e drástica das múltiplas tonalidades de seu vasto repertório.

O mesmo Rio de Janeiro da Velha Guarda da Portela guarda em si o Paulinho da Viola e a Marisa Monte também.